Quem foi o primeiro a pregar a palavra de Deus?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

A pregação do evangelho de Jesus Cristo começou na Terra com Adão e Eva e seus descendentes que amavam a Deus. (Ver Moisés 5:58; ver também Moisés 5:4–12, 14–15; 1 Néfi 12:18; 2 Néfi 11:4.) O evangelho foi pregado por anjos, pela própria voz de Deus, pelo dom do Espírito Santo e pelo próprio Adão.

O termo grego ke•rýs•so, traduzido por "pregar", significa 'fazer proclamação como arauto, ser um arauto, oficiar como arauto, proclamar (como conquistador)'. O substantivo aparentado é ké•ryx e significa 'arauto, mensageiro público, enviado, pregoeiro (que fazia proclamação e mantinha a ordem nas assembleias, etc.)

Neste sermão, Jesus afirma que veio para proclamar libertação aos cativos e aos oprimidos, bem como restaurar os cegos. Assim também deve ser com todos aqueles que recebem a unção divina, para apregoar o ano aceitável do Senhor, para consolar aos que choram, anunciar que Deus dará uma coroa no lugar do sofrimento.

Billy Graham

Billy Graham homem que pregou para o maior número de pessoas até hoje. Cerca de 210 milhões de pessoas, em mais de 185 países e territórios, participaram de suas cruzadas evangelísticas. Milhões entregaram suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. Ele pregou para as pessoas mais poderosas e influentes do século XX.

Depois, no novo testamento, Jesus é descrito como o “bom pastor”, aquele que dá a vida por suas ovelhas, que as conhece e que por elas também é conhecido.

Foi à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha. Segundo a tradição cristã, esse foi um dos locais escolhidos por ele para transmitir os seus ensinamentos ao povo.

HOMILÉTICA: OS TIPOS DE SERMÕES

  • Sermão Temático.
  • Sermão Textual.
  • Sermão Expositivo.

Há basicamente três tipos de sermões. Os mais comuns são o temático, o textual e o expositivo. O Sermão temático é um sermão mais livre. Estabelece-se um tema (uma frase), um texto base e dois, três ou quatro pontos para o desenvolvimento da mensagem (início, meio e fim).

A pregação sempre foi e será a função decisiva na vida da igreja. O Senhor Jesus, antes de ser assunto aos céus, disse: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). A pregação é múnus profético, apostólico e cristão.

O Evangelho tem de ser pregado, primeiro para nós mesmos, pois somos os primeiros que precisam recebê-lo, e o que recebemos precisamos dar. Os discípulos receberam muito do Senhor, e o “muito” que receberam, levaram para os outros, porque o discípulo não retém para si, ele leva para o outro aquilo que ele recebeu.

Pregação envolve coisas como exortação, exposição, admoestação, encorajamento e conforto, enquanto o ensino é a transferência de informação e instrução em várias áreas de conteúdo. Contudo, na prática há muita sobreposição entre os dois.

Isto faz com que, "se o ano de 33 for considerado como o da morte de Cristo, o cálculo seja muito ajustado", explica o professor, levando em conta que Paulo passou, após a morte de Jesus, três anos meditando e, depois, 15 dias em Jerusalém e 14 anos pregando.

Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

A pregação de Jesus era bem diferente de muitas personalidades modernas dentro do evangelicalismo. Jesus pregou o evangelho e, ao fazê-lo, chamou os pecadores ao arrependimento. Jesus disse: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho”.

São Marcos Evangelista, foi um discípulo de São Pedro. Foi o autor do Evangelho Segundo São Marcos e o fundador da Igreja de Alexandria.

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.

Entre os maiores influenciadores do mundo cristão na internet está o pastor Antonio Junior, brasileiro com mais de 4,5 milhões de inscritos, sendo o maior canal de mensagens cristãs do mundo.