Quem foi o primeiro a escrever um dos evangelhos mas não conheceu Jesus pessoalmente?

Perguntado por: emoreiras8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. e não puser a mão no seu lado, não acreditarei'. novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles.

João Marcos era judeu e ainda criança quando conheceu Jesus. Foi batizado por São Pedro, de quem foi discípulo e seguidor. Quando discípulo de Pedro, começou a escrever sobre a vida de Jesus e seus textos se tornaram o Segundo Evangelho.

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

Lucas 4–8.
Jesus Cristo é tentado no deserto. Em Nazaré Ele proclama a si mesmo como o Messias e é rejeitado. Ele chama Doze Apóstolos e ensina Seus discípulos. Ele perdoa pecados e realiza muitos milagres.

Legalizou o Cristianismo e as demais religiões através do Édito de Milão. Unificou a igreja cristã, de modo a acabar com as divergências doutrinais.

A cópia em exposição na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos é um exemplar completo em pergaminho e uma das três cópias perfeitas feitas neste material no mundo. Os outros estão na Bibliothèque Nationale, em Paris, e na Biblioteca Britânica, em Londres.

Ao mesmo tempo, o nome divino era considerado sagrado demais para ser pronunciado. Por esse motivo, foi substituído vocalmente no ritual da sinagoga pela palavra hebraica Adonai ("Meu Senhor"), traduzida como Kyrios ("Senhor") na Septuaginta - a versão grega das Escrituras Hebraicas.

Simão

41 O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: Achamos o Messias (isto é, o Cristo). 42 E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: Você é Simão, filho de João.

Quando o Senhor Jesus aparecera no meio dos discípulos na noite do domingo da ressurreição, um dos apóstolos estava ausente: era Tomé. Informado do que os demais haviam testemunhado, permanecia ainda em dúvida; até mesmo o solene testemunho deles: “Vimos o Senhor”, não conseguiu despertar um eco de fé em seu coração.

João, o Evangelista

Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.

Marco fazia parte dos setenta apóstolos que propagavam a fé cristã. Era primo de Barnabé, um companheiro de viagem de Paulo. Na primeira viagem apostólica de Paulo, Marcos o acompanhou, momento em que desenvolveu o gosto pelas atividades apostólicas, mas depois se afastou da fé.

Embora Marcos não tenha estado entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele converteu-se mais tarde e tornou-se um assistente do Apóstolo Pedro, e ele pode ter escrito seu evangelho com base no que ele aprendeu com Pedro (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Mark”).

Apesar de Marcos não estar entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele foi convertido posteriormente e tornou-se assistente do Apóstolo Pedro, e pode ter escrito seu evangelho com base no que aprendeu com ele (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Marcos”).

O chamado de Jesus a eles encontramos nos evangelhos. Quanto a Marcos e Lucas não foram discípulos de Jesus escreveram mais tarde e foram companheiros de Paulo na evangelização.

Foram eles André, João, Simão Pedro, Filipe, Natanael, Tiago e Levi Mateus.