Quem foi o presidente em 1992?
Foi o 32.º Presidente do Brasil, de 1990 até sua renúncia em 1992.
...
Fernando Collor | |
---|---|
Período | 1º de fevereiro de 2007 até 1º de fevereiro de 2023 (2 mandatos consecutivos) |
32.º Presidente do Brasil | |
Período | 15 de março de 1990 a 29 de dezembro de 1992 |
Vice-presidente | Itamar Franco |
Quem assumiu a presidência em 1992 com a saída de Collor?
2 de outubro de 1992 - Collor é afastado da Presidência até o Senado concluir o processo de impeachment. O vice-presidente Itamar Franco assume provisoriamente o governo e começa a escolher sua equipe ministerial. 29 de dezembro de 1992 - Começa o julgamento de Collor no Senado.
O que aconteceu no ano de 1992 no Brasil?
13 de dezembro: São Paulo FC bate o Barcelona em Tóquio (2x1) e sagra-se campeão Mundial pela primeira vez. 29 de dezembro: A atriz Daniella Perez é assassinada com 18 golpes de tesoura pelo ator Guilherme de Pádua e sua então esposa Paula Thomaz, no Rio de Janeiro.
O que aconteceu na política em 1992?
29 de setembro - O Congresso Nacional do Brasil aprova o impedimento do presidente Fernando Collor de Mello. 2 de Outubro - O presidente Fernando Collor de Mello é afastado do cargo. 4 de Outubro - Assinado em Roma o Acordo Geral de Paz, entre o governo de Moçambique e a RENAMO, que pôs fim a 16 anos de guerra.
Quem foi o presidente em 1993?
O Governo Itamar Franco foi um período da História do Brasil que teve início no dia 29 de dezembro de 1992, com a renúncia do presidente Fernando Collor de Mello, até o dia 1º de janeiro de 1995, período no qual o país esteve sob o comando de Itamar Franco.
O que causou o fim da ditadura militar?
Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.
Quem foi o presidente do Brasil em 1994?
O presidente Itamar Franco, ao sair de casa para votar, foi aplaudido nas ruas pelo combate e vitória sobre a inflação.
O que o Collor fez de bom?
Seu governo foi marcado pela implementação do Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e pelo início de um programa nacional de desestatização.
Qual foi o primeiro presidente brasileiro a sofrer um impeachment?
O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.
O que aconteceu em maio de 1992?
Cerca de 200 000 pessoas manifestaram-se no centro de Bangkok, no auge dos protestos. A repressão militar resultou em 52 mortes confirmadas oficialmente, muitos desaparecimentos, centenas de feridos e mais de 3.500 detenções. Muitos dos detidos foram alegadamente torturados.
O que aconteceu em 28 de dezembro de 1992?
Ocorrido em 28 de dezembro de 1992, recebeu ampla cobertura da imprensa e causou comoção popular. Daniella, que era atriz e na época trabalhava na telenovela De Corpo e Alma, foi assassinada por Guilherme de Pádua, ator com quem fazia par romântico na trama, e por Paula Nogueira Thomaz, esposa de Guilherme na época.
O que aconteceu em 29 de setembro de 1992?
Em 29 de setembro de 1992, o Brasil passou por uma situação ímpar em sua história: o impeachment ( impedimento ) de um presidente da República, declarado pelo Poder Legislativo.
Como era o mundo no ano de 1992?
O ano de 1992 representou uma mudança drástica na música mundial. Após anos de reinado do pop de Michael Jackson, o rock voltava à tona com o lançamento do álbum Nevermind, da banda americana Nirvana, que tinha como astro o vocalista Kurt Cobain e chegaria ao número 1 das paradas da Billboard.
O que aconteceu em 1993 no Brasil?
29 de agosto - a Chacina de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, deixa 21 pessoas mortas. 31 de agosto - É fundada a organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital. 7 de dezembro - O ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anuncia o programa de estabilização econômica.
Quem foi o presidente em 1995?
GColIH. GColL, também conhecido como FHC (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931), é um professor, sociólogo, cientista político, escritor e político brasileiro. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi o 34.º presidente da República Federativa do Brasil entre 1995 e 2003.
Como era a vida na época da ditadura militar?
"O governo militar, quando assume em 1964, enfrenta um período de bastante desorganização da economia, com desequilíbrio fiscal, inflação alta e desemprego. Havia um desgaste muito grande do modelo econômico anterior, com o fracasso do Plano Trienal (para retormar o crescimento econômico).
Quem foi o responsável pela Ditadura Militar no Brasil?
A posse de Castelo Branco ocorreu em 15 de abril de 1964, tendo permanecido na presidência até março de 1967. O presidente Castelo Branco iniciou o governo militar.
Quem apoiou a ditadura militar?
Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, até a eleição pelo Congresso do general Humberto de Alencar Castelo Branco, um dos principais líderes do golpe. Apoiados por: Estados Unidos.
Quem governava o país em 1999?
Reeleição. No primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, foi aprovada uma emenda constitucional que permitiu a reeleição para os cargos do poder executivo. Em maio de 1997 grampos telefônicos publicados pela Folha de S.
Quem ganhou a eleição de 2002?
Após três tentativas frustradas, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu eleger-se presidente com quase 53 milhões de votos, tornando-se o segundo presidente mais votado do mundo à época, atrás apenas de Ronald Reagan na eleição estadunidense de 1984.
Quem foi o maior presidente da história do Brasil?
O presidente que por mais tempo governou o Brasil foi Vargas, que o fez por 14 anos, 11 meses e 26 dias ou 5 474 dias seguidos e, posteriormente, mais 3 anos, 6 meses e 23 dias ou 1 301 dias seguidos, totalizando 18 anos, 6 meses e 19 dias ou 6 775 dias como líder do poder executivo.