Quem foi o presidente em 1992?

Perguntado por: osalgado9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Foi o 32.º Presidente do Brasil, de 1990 até sua renúncia em 1992.
...

Fernando Collor
Período1º de fevereiro de 2007 até 1º de fevereiro de 2023 (2 mandatos consecutivos)
32.º Presidente do Brasil
Período15 de março de 1990 a 29 de dezembro de 1992
Vice-presidenteItamar Franco

2 de outubro de 1992 - Collor é afastado da Presidência até o Senado concluir o processo de impeachment. O vice-presidente Itamar Franco assume provisoriamente o governo e começa a escolher sua equipe ministerial. 29 de dezembro de 1992 - Começa o julgamento de Collor no Senado.

13 de dezembro: São Paulo FC bate o Barcelona em Tóquio (2x1) e sagra-se campeão Mundial pela primeira vez. 29 de dezembro: A atriz Daniella Perez é assassinada com 18 golpes de tesoura pelo ator Guilherme de Pádua e sua então esposa Paula Thomaz, no Rio de Janeiro.

29 de setembro - O Congresso Nacional do Brasil aprova o impedimento do presidente Fernando Collor de Mello. 2 de Outubro - O presidente Fernando Collor de Mello é afastado do cargo. 4 de Outubro - Assinado em Roma o Acordo Geral de Paz, entre o governo de Moçambique e a RENAMO, que pôs fim a 16 anos de guerra.

O Governo Itamar Franco foi um período da História do Brasil que teve início no dia 29 de dezembro de 1992, com a renúncia do presidente Fernando Collor de Mello, até o dia 1º de janeiro de 1995, período no qual o país esteve sob o comando de Itamar Franco.

Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.

O presidente Itamar Franco, ao sair de casa para votar, foi aplaudido nas ruas pelo combate e vitória sobre a inflação.

Seu governo foi marcado pela implementação do Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e pelo início de um programa nacional de desestatização.

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

Cerca de 200 000 pessoas manifestaram-se no centro de Bangkok, no auge dos protestos. A repressão militar resultou em 52 mortes confirmadas oficialmente, muitos desaparecimentos, centenas de feridos e mais de 3.500 detenções. Muitos dos detidos foram alegadamente torturados.

Ocorrido em 28 de dezembro de 1992, recebeu ampla cobertura da imprensa e causou comoção popular. Daniella, que era atriz e na época trabalhava na telenovela De Corpo e Alma, foi assassinada por Guilherme de Pádua, ator com quem fazia par romântico na trama, e por Paula Nogueira Thomaz, esposa de Guilherme na época.

Em 29 de setembro de 1992, o Brasil passou por uma situação ímpar em sua história: o impeachment ( impedimento ) de um presidente da República, declarado pelo Poder Legislativo.

O ano de 1992 representou uma mudança drástica na música mundial. Após anos de reinado do pop de Michael Jackson, o rock voltava à tona com o lançamento do álbum Nevermind, da banda americana Nirvana, que tinha como astro o vocalista Kurt Cobain e chegaria ao número 1 das paradas da Billboard.

29 de agosto - a Chacina de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, deixa 21 pessoas mortas. 31 de agosto - É fundada a organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital. 7 de dezembro - O ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anuncia o programa de estabilização econômica.

GColIH. GColL, também conhecido como FHC (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931), é um professor, sociólogo, cientista político, escritor e político brasileiro. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi o 34.º presidente da República Federativa do Brasil entre 1995 e 2003.

"O governo militar, quando assume em 1964, enfrenta um período de bastante desorganização da economia, com desequilíbrio fiscal, inflação alta e desemprego. Havia um desgaste muito grande do modelo econômico anterior, com o fracasso do Plano Trienal (para retormar o crescimento econômico).

A posse de Castelo Branco ocorreu em 15 de abril de 1964, tendo permanecido na presidência até março de 1967. O presidente Castelo Branco iniciou o governo militar.

Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, até a eleição pelo Congresso do general Humberto de Alencar Castelo Branco, um dos principais líderes do golpe. Apoiados por: Estados Unidos.

Reeleição. No primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, foi aprovada uma emenda constitucional que permitiu a reeleição para os cargos do poder executivo. Em maio de 1997 grampos telefônicos publicados pela Folha de S.

Após três tentativas frustradas, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu eleger-se presidente com quase 53 milhões de votos, tornando-se o segundo presidente mais votado do mundo à época, atrás apenas de Ronald Reagan na eleição estadunidense de 1984.

O presidente que por mais tempo governou o Brasil foi Vargas, que o fez por 14 anos, 11 meses e 26 dias ou 5 474 dias seguidos e, posteriormente, mais 3 anos, 6 meses e 23 dias ou 1 301 dias seguidos, totalizando 18 anos, 6 meses e 19 dias ou 6 775 dias como líder do poder executivo.