Quem foi o poeta da natureza?

Perguntado por: ucapelo . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Manoel de Barros – 1916-2014.

Entre os heterônimos de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro é considerado o mestre, aquele, conforme a definição de seu criador, que escreve “por pura e inesperada inspiração, sem saber ou sequer calcular que iria escrever”.

De um ponto de vista especifico um poeta é alguém que compõe poemas, seu equivalente feminino em português é poetisa. Poetas podem se descrever como tal ou ser descritos como tal por outros. Um poeta pode simplesmente ser um compositor de versos e de poemas, ou pode executar sua arte para um público.

A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.

A recordação é uma traição à natureza, Porque a natureza de ontem não é natureza. O que foi não é nada, e lembrar é não ver. E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.

Do português antigo caeiro, 'fabricante (ou fornecedor) de cal'. Tem os derivados Caeira, Caeirão, Caeirinha e Caeiros.

O Guardador de Rebanhos

METAFÍSICA ANTIMETAFÍSICA
O principal conjunto de poemas de Caeiro, O Guardador de Rebanhos, constituído de 49 poemas, teria sido escrito de uma única vez, na noite de 8 de março de 1914. Na obra, está sintetizado todo o estilo desse heterônimo.

Alberto Caeiro é um dos principais heterônimos do autor português Fernando Pessoa.

Características do seu estilo
Caeiro valoriza a simplicidade e demonstra o seu gosto pela natureza. Para ele, mais importante do que pensar é sentir, delegando todo o conhecimento à experiência sensorial. A linguagem da sua poesia é simples, afinal, Caeiro não estudou além da escola primária.

Mestre complexo e enigmático, Caeiro despreza e repreende qualquer tipo de pensamento filosófico, afirmando que pensar retira a visão, não o permite ver o mundo tal qual ele lhe foi apresentado: simples e belo. O pensamento, afirma Caeiro, torna o mundo complexo, incerto e problemático.

O autor estuda o poema Quando vier a primavera de Fernando Pessoa sob o pseudônimo de Alberto Caeiro. Observa nessa obra a tranquilidade do poeta em lidar com o tema da morte. Relaciona-o com Sócrates que no momento da morte subjuga a angustia, tomando o não-ser em si pela potência do seu ser.

HOMERO

6 • HOMERO. Há divergências até sobre se ele existiu de fato. Mas ainda assim é considerado o primeiro poeta da história, por ter registrado histórias até então contadas apenas oralmente.

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier.

Bucólico significa campestre, rural, gracioso. Refere-se à natureza e às belas paisagens do campo. Significa também ingênuo, simples ou puro.

A natureza possui uma importância essencial na vida dos seres vivos, principalmente para os humanos, que dependem diariamente dos seus inúmeros recursos, como água potável, animais, alimentos, oxigênio, clima e o solo fértil para o plantio.