Quem foi o maior traficante do RJ?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Ernaldo Pinto de Medeiros, vulgo Uê (?, 24 de abril de 1968 — Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2002), foi o maior traficante de drogas brasileiro da década de 1990.

Capturados

  • Jonathan Ferreira de Lima.
  • Jonas Pimentel de Oliveira.
  • Luis Alberto Santos de Moura.
  • Nilton Pereira.
  • Michel Emerson Alves de Lima.
  • Cremilson Almeida de Souza.
  • Helio Alves Pereira Junior.
  • Wallace da Silva Braga.

Pablo Escobar brasileiro: um dos maiores traficantes do mundo é ex-PM.

Sérgio Mendonça, o Serginho Ratazana.

Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.

João Gutierres Valério

O primeiro traficante do Rio de Janeiro se chamava João Gutierres Valério.

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era apontado como a principal liderança do PCC nas ruas até abril de 2022.

Assim era a vida de Marcos Vinícius dos Santos, o Chapola do Dendê, líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP), no Morro do Dendê, no Rio de Janeiro, enquanto morava em uma casa no bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

As facções de traficantes que dividem o controle de cerca de 1.500 favelas do Rio de Janeiro já somam 56 mil criminosos muito bem armados e mais numerosos que a Polícia Militar do Estado, com 44 mil policiais.

Johnny Bravo, de 35 anos, o chamado atual "dono do morro", expressão utilizada para designar o chefe do tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro.

Jorge Luiz Moura Barbosa, o Alvarenga, Índio ou RG, é ligado a facção Comando Vermelho, e chefia o tráfico de drogas na Favela Parque União no Complexo da Maré. Ele costuma promover bailes funks na comunidade, a fim de aumentar as vendas de drogas na região e está sempre acompanhado de seguranças fortemente armados.

Isso deu a El Chapo total controle do cartel. Em 2001, quando fugiu da cadeia, El Chapo Guzmán já era considerado, pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, como o maior e mais poderoso traficante de drogas do mundo.

Escobar

Escobar (1947-1993), lendário chefe do cartel de Medellín, foi de longe o traficante de drogas mais famoso do mundo.

Esquivos, dissimulados, cruéis: 7 dos criminosos mais procurados do mundo

  • Maksim Yakubets (FBI)
  • Protais Mpiranya (Departamento de Estado dos EUA)
  • Dawood Ibrahim (AP)
  • Ayman al-Zawahiri (AP)
  • Escritório da OneCoin em Sófia (Ronny Martin Junnilainen)
  • Rafael Caro Quintero em 2016 (FBI)
  • Matteo Messina Denaro (Europol)

Quem tem mais poder PCC ou CV? O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Cada organização criminosa possui o seu "estatuto", que, entre suas regras, determina quem pode ou não sair da facção. Tanto no PCC, de São Paulo, quanto no CV, do Rio de Janeiro, é permitida a saída de seus membros e continuar vivo, porém a partir de regras rígidas a serem seguidas fora do mundo do crime.

PCC

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Contudo, o CV dá autonomia para que cada "disciplina", que é o cobrador, decida o quanto cobrar. Em média, os valores variam de R$ 50 a 200 por mês.

Parte do Complexo de São José Operário, que se espalha por Jacarepaguá, na zona oeste carioca, a Barão é dominada por traficantes vinculados à facção criminosa Comando Vermelho (CV). O que pode ser muito ruim para os estupradores da adolescente de 16 anos. A facção não aceita violência sexual em seus domínios.