Quem foi o maior sonhador da Bíblia?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

No livro bíblico de Gênesis encontramos a história de Yossef/José. Filho predileto do patriarca Jacob, José contou aos irmãos um sonho que tinha tido. No sonho, ele estava numa posição de grandeza e poder, enquanto os irmãos se curvavam a ele.

Explicação: o José teve dois sonhos , o primeiro era sobre o trigo se curvando e o segundo era a lua, o sol e os onze estrelas estava se curvando diante dele.

A sabedoria de José o levou a lugares altos, e isso é muito nítido. A forma como ele conduzia as questões que lhe eram encarregadas, fugia para além do que “deveria ser feito”, para uma visão completamente expandida de avanço e resultados.

José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos.

Mandatário do território do Egito
O Faraó, satisfeito com a interpretação dada ao seu sonho, dá a José um anel de seu dedo, o faz vestir vestes de linho fino, põe um colar de ouro no seu pescoço e o constitui mandatário de toda a terra do Egito. José tinha então a idade de trinta anos.

Sonhos que indicam e encorajam
Deus pode indicar algo a ser feito pelos sonhos, como quando orientou que Jacó saísse de onde estava e fosse para longe de Labão (cf. Gênesis 31,11-13) ou como quando Paulo foi avisado em sonhos para se dirigir a Macedônia (cf. Atos dos Apóstolos 16,9).

O cantor-mor era o líder da música na adoração de Israel nos tempos bíblicos do Antigo Testamento. Isso significa que o cantor-mor era um mestre de canto, ou seja, o músico chefe ou diretor do coral que se ocupava de entoar louvores a Deus durante a liturgia judaica.

Jacó sonha com anjos descendo e subindo escadas e recebe uma mensagem de Deus. A caminho de Padã-Harã, Jacó para para descansar e dormir, quando tem um sonho: ele vê anjos descendo e subindo escadas e recebe uma mensagem de Deus. “Eu estou com você.

Primeiro sonho: em Mateus 1:20–21, o anjo pede a José que não tenha medo de desposar Maria, pois o filho que ela carregava fora gerado pelo Espírito Santo (veja também o episódio da Anunciação, no qual o anjo faz o mesmo pedido a Maria).

Certa noite, um anjo apareceu a José num sonho e disse-lhe que o bebê de Maria era o Filho de Deus. O anjo disse a José que se casasse com Maria e que chamasse o bebê de Jesus. Jesus seria o Salvador do mundo. José obedeceu ao anjo e casou-se com Maria.

34 E o Senhor jurou a José que preservaria a sua semente para sempre, dizendo: Suscitarei Moisés, e haverá uma vara em sua mão, e ele reunirá o meu povo, e guiá-lo-á como um rebanho, e ferirá as águas do Mar Vermelho com a sua vara.

1 E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado para lá. 2 E o Senhor estava com aJosé, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.

O plano de Deus era usá-lo para salvar muitas vidas. José teve que passar por essas provações para realizar um plano muito maior que o dele e, consequentemente, salvar a vida de seus irmãos! No entanto, a rejeição é difícil! Não é fácil, de forma alguma.

19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.