Quem foi o maior pensador iluminista?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Alguns dos grandes expoentes do pensamento iluminista foram Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith.

John Locke

John Locke – por muitos, ele é considerado como o pai do movimento iluminista. A obra mais conhecida do autor foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, escrito por ele em 1689.

Os principais filósofos iluministas foram os enciclopedistas franceses Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e d'Alambert. Outros filósofos iluministas foram os ingleses John Locke e Adam Smith, muito importantes para o liberalismo, e o alemão Immanuel Kant.

Conheça, a seguir, os cinco principais filósofos iluministas.

  • Thomas Hobbes (1588-1679)
  • John Locke (1632-1704)
  • Montesquieu (1689-1755)
  • Voltaire (1694-1778)
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Iluminismo

  • Consciência individual autônoma. Não pare agora... ...
  • Noção de progresso. ...
  • Caráter pedagógico. ...
  • Pensamento laico. ...
  • Autoridade.

O iluminismo surgiu no século XVIII, fazendo este ser conhecido como o “século das luzes”. Os iluministas eram contrários ao absolutismo e à concentração do poder real, defendiam as liberdades individuais, eram críticos do mercantilismo e propunham o liberalismo enquanto alternativa econômica.

Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima. República: as repúblicas poderiam variar de acordo com a amplitude da participação cidadã.

O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.

5 características do Iluminismo

  1. Defendia o poder da razão. ...
  2. Foi contra o absolutismo. ...
  3. Pregava a limitação de poderes e privilégios da nobreza e do clero. ...
  4. Era a favor da liberdade econômica. ...
  5. Lutava pela burguesia e seus ideais. ...
  6. Não era favorável ao Mercantilismo.

Já sabemos que o Iluminismo surgiu na França e rapidamente seus ideais se espalharam por todo o continente.

TEMA: ILUMINISMO
Combatiam o conhecimento baseado na autoridade e tradição. Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.

Montesquieu foi um dos mais importantes filósofos e pensadores do iluminismo francês, ao lado de Voltaire e Rousseau. Considerado um dos criadores da “Filosofia da História”, sendo sua maior contribuição teórica, a separação dos poderes estatais, sistematizados em três tipos: executivo, legislativo e judiciário.

Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico.

Voltaire foi um dos mais famosos pensadores do Iluminismo.

Foi preceptor de filhos de nobres ingleses e sempre manteve uma relação próxima da monarquia inglesa. Acredita que o ser humano, em seu estado de natureza, é essencialmente mau. Defendia a monarquia e o Estado forte como fundamentais para estabelecer a ordem social e o convívio tranquilo.

Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade. Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

Características do pensamento iluminista
Mas, como vimos, todos os iluministas questionaram a estrutura do Antigo Regime. Criticaram o Absolutismo Monárquico defendendo um governo baseado em uma Constituição. O poder não seria mais concentrado em uma única pessoa, mas tripartido. SAPERE AUDE!