Quem foi o maior gênio brasileiro?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 3 de abril de 2023
3.9 / 5 17 votos
César Lattes
Conhecido(a) pordescoberta do Píon
Nascimento11 de julho de 1924 Curitiba, PR, Brasil
Morte8 de março de 2005 (80 anos) Campinas, SP, Brasil
ResidênciaBrasil

O nome da plataforma foi dado em homenagem a um dos maiores cientistas brasileiros, o físico Césare Mansueto Giulio Lattes.

Como você já percebeu, o Lattes é um produto do CNPq, um órgão governamental, criado em 1951, com intenção de incentivar pesquisadores brasileiros e promover a ciência e tecnologia no âmbito nacional e internacional.

Conheça Mário Schenberg, o maior físico-teórico do Brasil.

Considerado o maior físico teórico do Brasil, Schenberg publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, mecânica estatística, relatividade geral, astrofísica e matemática. Trabalhou com José Leite Lopes e César Lattes, e foi assistente do físico ucraniano naturalizado italiano Gleb Wataghin.

Eles são, na verdade, formados por objetos ainda menores: têm núcleos compostos de prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga), e ao redor desse núcleo flutuam elétrons (partículas com carga negativa).

me·são son. [ Física ] Partícula subatómica constituída por um quark e por um antiquark, que se aniquilam mutuamente, descoberta nos raios cósmicos que tem uma massa compreendida entre a do electrão e a do protão . (Conhecem-se vários tipos.) Plural: mésones ou mésons.

A atual observação de oscilação dos mésons D0 foi extremamente difícil de detectar pois são partículas instáveis e a maioria decai antes de sofrer oscilação.

Algumas pessoas associam o nome Currículo Lattes à origem latina, tal como acontece com o curriculum vitae. Contudo, isso é inverídico. O termo “Lattes” é uma homenagem ao cientista brasileiro Césare Mansueto Giulio Lattes, que ficou conhecido como César Lattes.

Beppo Occhialini e César Lattes analisaram algumas emulsões de um novo tipo, que haviam sido colocadas no alto de uma montanha (o Pic du Midi). Ao revelar e analisar as emulsões, observaram grande número de traços deixados por partículas que interpretaram inicialmente como sendo os mésons já conhecidos.

Como acessar o novo Lattes?

  1. Acesse o site do CNPq. A página está com um novo visual: 1 de 3 Página inicial do CNPq — Foto: Reprodução. ...
  2. Digite o seu CPF e a senha cadastrados no sistema antigo.
  3. Logo, você verá uma janela de mudança de senha. Digite um novo código, seguindo os critérios de segurança exigidos.

Vá em “Dados gerais” e depois em “Outras informações relevantes”. Na janela que abrir, apague texto existente se houver, cole o código que você gerou no passo anterior e clique em salvar. Agora só atualizar normalmente seu CV Lattes e aguardar. O mapa de acessos irá aparecer automaticamente.

Portanto, de maneira resumida, o CNPq é um órgão de fomento à pesquisa no Brasil. Ele serve para manter e promover a atividade científica, com o objetivo de favorecer, com essa pesquisa, a sociedade brasileira como um todo.

E falando em físico, vejamos alguns que contribuíram imensamente para tudo o que sabemos hoje:

  • Galileu Galilei (1564 – 1642)
  • Isaac Newton (1643 – 1727)
  • Marie Curie (1867 – 1934)
  • Albert Einstein (1879 – 1955)

Albert Einstein (1879 - 1955)

1. Albert Einstein (1879 - 1955) Todo mundo já ouviu falar do físico e matemático alemão Albert Einstein. Seu nome é sinônimo de genialidade e até hoje ele é considerado um dos maiores cientistas do mundo.

Albert Einstein

Nascido em Ulm, na Alemanha, em 1879, Albert Einstein passou a vida estudando para desvendar os segredos do universo, para o qual abriu os olhos do mundo.

Última atualização em 23 de dezembro de 2021, 16h33. O holandês-belga Laurent Simons tem 11 anos de idade e não só é formado em Física, como também concluiu o bacharelado em um ano, em vez de três, e obteve a nota mais alta de sua classe na Universidade de Antuérpia.

Galileu Galilei

Galileu Galilei é considerado o primeiro Físico em seu sentido moderno, adotando a Matemática como ferramenta principal.

O Brasil possui, segundo a UNESCO, cerca de 700 pesquisadores por milhão de habitantes, enquanto a China possui 1.100, a Rússia 3.100, a União Europeia 3.200, os Estados Unidos 3.900, Coréia e Singapura 6.400, Israel 8.300.