Quem foi o maior físico do mundo?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

E falando em físico, vejamos alguns que contribuíram imensamente para tudo o que sabemos hoje:

  • Galileu Galilei (1564 – 1642)
  • Isaac Newton (1643 – 1727)
  • Marie Curie (1867 – 1934)
  • Albert Einstein (1879 – 1955)

Galileu Galilei

Galileu Galilei é considerado o primeiro Físico em seu sentido moderno, adotando a Matemática como ferramenta principal. Galileu é um dos primeiros a descrever o real objetivo de um cientista; sua função é apenas descrever os fenômenos em vez de tentar explicá-los.

Isaac Newton

Isaac Newton, o Mestre da Física.

Neste episódio da série Pequenas Crônicas da Ciência, conheça Mário Schenberg – o maior físico-teórico do Brasil. Schenberg era tão talentoso que teve seu trabalho reconhecido até por Albert Einstein. Aliás, ele não foi só cientista.

Vanderlei Bagnato, professor, pesquisador e atual diretor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), conquistou o Prêmio CBMM na categoria “Ciência”, tornando-se, assim, “o cientista brasileiro mais premiado”, segundo a assessoria de imprensa da universidade.

Desse modo, Isaac Newton se situava clandestinamente na posição herética tanto para a Igreja Católica como para a Igreja Anglicana (protestante), da qual era um crente fervoroso, pois considerava o dogma da Santíssima Trindade como una corrupção alheia ao cristianismo primitivo.

As leis de Newton foram publicadas em 1687 pelo físico inglês Isaac Newton.

Seu maior interesse estava nos problemas da mecânica celeste. Entre os mais importantes princípios de Newton estão a lei da gravitação universal, a decomposição da luz solar no espectro, e os anéis coloridos da luz solar no espectro.

O holandês-belga Laurent Simons tem 11 anos de idade e não só é formado em Física, como também concluiu o bacharelado em um ano, em vez de três, e obteve a nota mais alta de sua classe na Universidade de Antuérpia.

Mário Schenberg nasceu no Recife-PE, em 1914, numa família de origem judaica. Foi um físico, político e crítico de arte brasileiro, destacando-se principalmente pelo pioneirismo na Física Teórica e Matemática.

Lei da conservação de massa e energia.

Nobel de Química de 2020, Jennifer Doudna é bioquímica e bióloga molecular, além de ser uma das maiores cientistas da atualidade. Como se não fosse suficiente, ela também é professora da Universidade da Califórnia em Berkeley.

O Brasil forma cerca de dez mil doutores, anualmente. O número corresponde a menos de um doutor (0,15) por cada cem mil habitantes.

1. Oswaldo Cruz. Em um momento em que estamos passando por uma pandemia, as contribuições de Oswaldo Cruz para a população brasileira e a ciência merecem ainda mais destaque. Médico formado em 1892, o paulista tinha como foco a microbiologia e a imunologia.

  • Bomba de calor por absorção
  • Refrigerador de Einstein

Louis Pasteur (1822-1895) Marie Curie (1867-1934) Rosalind Franklin (1920-1958) Steve Jobs (1955-2011)