Quem foi o maior exemplo de obediência na Bíblia?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

O Senhor ordenou a Noé que construísse uma arca na qual sua família e “tudo o que vive, de toda a carne” (Gênesis 6:19) fossem salvos do Dilúvio. As águas do Dilúvio destruíram os iníquos e todas as criaturas que viviam na terra, exceto as que estavam na arca.

Receberemos um conhecimento da verdade e as respostas para as nossas maiores dúvidas à medida que formos obedientes aos mandamentos de Deus. Amados irmãos e irmãs, sinto-me imensamente grato por estar com vocês nesta manhã.

A obediência gera um futuro próspero
A bíblia revela que, se plantamos obediência, logo colheremos bênçãos para nossa vida. Já que obedecer a Deus é uma maneira de glorificar o nome dEle. E quanto mais adoramos, mais somos abençoados. Pois o coração de um pai sempre se alegra com a obediência do filho.

O pecado original da humanidade foi a desobediência à palavra que Deus falou. Deus deu uma ordem; Deus falou. O primeiro casal desobedeceu a palavra que Deus falou.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Saul

Saul (Carlo Porto) desobedeceu a Deus no episódio especial de Reis - A Rejeição, exibido nesta terça-feira (23), e fez um sacrifício sem a presença de Samuel (Roberto Birindelli). O profeta ficou decepcionado com a atitude do rei de Israel e o comunicou as consequências do pecado contra o Senhor.

A história de Noé nos conecta com nossa responsabilidade com toda a criação. Enquanto o arco-íris se estender pelo céu, enquanto continuarmos renovando a aliança, por meio da misericórdia e do cuidado de todas as criaturas, Deus também vai olhar para nós e para toda a vida. A aliança é também responsabilidade.

Gênesis 1,28:
A trama narrativa coloca tanto a bênção como os imperativos no mesmo dia da criação do homem e da criação dos animais. Literariamente, portanto, no sexto dia, Deus realiza duas obras: a criação dos animais terrestres (Gn 1,24-25) e a criação do homem (Gn 1,26-31).

Estudo Bíblico de Gênesis 28. Gênesis 28 fala sobre a fuga de Jacó após ter recebido a bênção de Isaque. O estudo bíblico de Gênesis 28 revela que o Senhor apareceu a Jacó num sonho enquanto ele seguia para Padã-Harã. Aquele episódio foi muito importante na vida de Jacó.

Pela fé, Abraão obedeceu quando foi chamado para ir à outra terra que ele receberia como herança. Ele partiu sem saber para onde ia. E, mesmo quando chegou à terra que lhe havia sido prometida, viveu ali pela fé, pois era como estrangeiro, morando em tendas.

A obediência é um dos resultados de amar a Deus. A Bíblia diz em João 14:15, 23: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. [...] Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”

1 Reis 2:3. Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for (1 Reis 2:3).

Como servir a Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

"A nossa palavra obediência provém do latim, ob-audire; de onde vem audiência, audição. Ob é um prefixo verbal indicando uma inclinação para; ob-audire, estar voltado para. Estamos muitas vezes habituados a entender a obediência no sentido da servidão, da subserviência.