Quem foi o líder dos puritanos?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Oliver Cromwell

Liderada por Oliver Cromwell, a Revolução Puritana levou a burguesia ao poder político na Inglaterra, instaurando ainda uma efêmera República. A Revolução Puritana, ocorrida na Inglaterra entre 1641 e 1649, originou pela primeira vez a constituição de uma República (1649-1658) em solo inglês.

A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido entre o Parlamento inglês e o rei Carlos I, resultando na abolição do absolutismo da Inglaterra.

Com divergências sobre formas de governo dos puritanos, houve a restauração da Monarquia inglesa e o rei Carlos II (1660-1685) expulsou 2000 puritanos (1662), determinando o final do puritanismo anglicano.

O puritanismo surgiu como uma consequência da implantação do protestantismo em Inglaterra, após a rutura com a Igreja Católica causada pelo divórcio de Henrique VIII com Catarina de Aragão, em 1532.

Eles eram os cristãos que desejavam uma Igreja da Inglaterra isenta de qualquer liturgia, cerimônia ou práticas que não estivessem absolutamente com base bíblica. A Bíblia era sua única autoridade, e eles defendiam que deveria ser usada em todos os níveis e áreas da vida.

A Revolução Puritana, também chamada de Guerra Civil Inglesa, transformou a distribuição e a forma de poder da Inglaterra no século XVII, Com a Revolução Gloriosa esses movimentos marcaram a mudança de governo de monarquista absolutista para um Estado liberal-burguês.

O puritanismo foi uma doutrina protestante baseada no Calvinismo, orientada por princípios morais rígidos e forma simples de adoração praticados na Inglaterra durante o século XVI, em que os preceitos se pautavam no cristianismo puro, seguindo normas de condutas mais rigorosas que as ordinariamente vigentes.

"Sob seu governo a Inglaterra assumiu a liderança dos países protestantes europeus". Em 1654, Cromwell promulgou uma lei unificando a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda num Estado único – a “Commonwealth”. Ao mesmo tempo, instaurou a ditadura, tomando o título de “Lorde Protetor do Estado Unificado”.

A Revolução Puritana foi consequência do choque de interesses entre o rei inglês, interessado em manter a Inglaterra como uma monarquia absolutista, e o Parlamento, interessado em transformar o país em uma monarquia constitucional de caráter liberal para atender aos seus interesses e ao da burguesia em ascensão.

Em 1648, a mando do Parlamento, foi julgado pela Alta Corte de Justiça e condenado por traição. A pena foi a decapitação, que ocorreu em janeiro de 1649, em frente ao palácio de Whitehall, em Londres.

Cromwell participou da captura do rei Carlos I e da instauração de seu julgamento. Com a condenação do rei à morte, em 1649, e sua posterior decapitação, o Parlamento inglês passou a controlar o poder na Inglaterra, abolindo a monarquia e instaurando a República, ou Commomwealth.

As críticas à política da rainha Isabel I partiram de grupos calvinistas ingleses, que foram denominados puritanos porque pretendiam purificar a Igreja Anglicana, retirando-lhe os resíduos do catolicismo, de modo a tornar sua liturgia mais próxima do calvinismo.

Alcançou ainda a Inglaterra, onde foram chamados de puritanos; a Holanda, chamados de reformados; e a França, onde ficaram conhecidos como huguenotes.

A população puritana quase sempre se vestia com roupas com tons escuros e as mulheres não ostentavam joias e luxo. Era uma sociedade dedicada ao trabalho, havia pouco tempo para as diversões. As reuniões festivas dos colonos aconteciam no momento da construção de algum celeiro, ou seja, misturavam lazer ao trabalho.

A perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos.

  • Queen Anne's Bounty
  • Parlamento do Reino Unido
  • Ecclesiastical Commissioners

Era um movimento que procurava externar a sua fé e entendimento da sua doutrina ou crença, através de um modo de vida. Suas raízes estão no calvinismo ortodoxo, sofrendo algumas modificações. A predestinação é uma das formas doutrinárias que determinam o seu modo de vida.

  • Inglaterra
  • Reino da Inglaterra
Continuar lendo Quem são os puritanos?