Quem foi o líder depois que Josué morreu?

Perguntado por: aquaresma9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Não houve um sucessor de Josué em Israel, pelo menos não nos mesmos moldes de sua liderança e da liderança de Moisés, antes dele. Josué foi escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança do povo de Israel já no final do período de peregrinação pelo deserto.

Podemos compreender que Deus pediu a Josué que junto de suas atitudes, aplicasse toda sua alma e toda sua mente, e somente assim ele iria conseguir a coragem necessária para não desistir e nem voltar atrás na sua decisão pelos planos divinos.

Depois de Josué, houve 14 juízes: Otoniel. Eúde. Sangar.

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Não houve um sucessor de Josué em Israel, pelo menos não nos mesmos moldes de sua liderança e da liderança de Moisés, antes dele. Josué foi escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança do povo de Israel já no final do período de peregrinação pelo deserto.

Otniel foi um dos juízes de Israel. Ele era parente de Calebe e acabou casando com sua filha Acsa. Ela ganhou a mão da filha de Calebe após haver capturado Quiriate-Sefer (Josué 15:15-17; Juízes 1:11-13). Existe uma discussão sobre o grau de parentesco entre Otniel e Calebe.

Na época dos acontecimentos de Josué 9, a fama dos israelitas estava espalhando-se por toda a terra. Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado.

Eldade avisa a Moisés e Oseias que a coluna de poeira começou a se mover e Moisés explica que isso significa que Deus quer que eles partam. Moisés reúne o povo e fala a eles para nunca deixarem de confiar no Senhor. Ele aproveita para anunciar o novo nome de Oseias: Josué.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

“Santificai-vos, porque … o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Com essa palavra Josué acreditava que no outro dia receberiam a vitória do Senhor. Por isso buscou a santificação antes. Sem a santificação não acontecem milagres.

Josué

Vitória israelita decisiva. Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.