Quem foi o líder da Revolução Farroupilha?

Perguntado por: iramires3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Bento Gonçalves

A Guerra dos Farrapos teve como líder o estancieiro Bento Gonçalves, que, inclusive, foi o presidente da República Rio-Grandense por algum tempo. Outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro.

A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).

Desfecho da Guerra dos Farrapos
Um acordo entre farroupilhas e o Império demorou a ser costurado, mas, quando finalizado, resultou no Tratado do Poncho Verde, assinado no dia 1º de março de 1845. O tratado colocou fim à Guerra dos Farrapos e deu fim à tentativa de separatismo.

20 de setembro de 1835 – 1 de março de 1845

Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou. Como o número de mortos aumentava a cada dia e os recursos estavam escassos, não houve outra escolha se não a de aceitar a paz que o governo brasileiro oferecera.

Giuseppe Garibaldi (1807-1882) foi um militar e guerrilheiro italiano. Participou do movimento nacionalista "Jovem Itália" que pretendia a unificação de toda a península sob a forma de república. Exilado no Brasil, participou da "Guerra dos Farrapos" e lutou na guerra entre a "Argentina e o Uruguai".

1 de março de 1845

Em 20 de setembro de 1835, teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em referência aos trajes esfarrapados usados pelas tropas rebeldes. Ocorrida na então província do Rio Grande do Sul, foi a rebelião mais duradoura do período imperial brasileiro, se estendendo até 1845.

1. Pedaço rasgado de um tecido ou de uma roupa. 3. [Informal] Pedaço de alguma coisa.

Eclodiu na província do Rio Grande do Sul, e durou dez anos, de 1835 a 1845. A Farroupilha foi um movimento de revolta promovida pelos ricos estancieiros gaúchos, denominação dada aos proprietários de grandes fazendas criadoras de gado na região.

Nesta terça-feira, 20, é celebrado o Dia do Gaúcho, umas datas mais importantes para a história do Rio Grande do Sul. A data é marcada por diversos desfiles ao redor do estado e recorda o início a Revolução Farroupilha em 20 de setembro de 1835.

  • Brasil
  • Rio Grande do Sul
  • Região Sul do Brasil

20 de setembro de 1835

Em 20 de setembro de 1835, os rebeldes tomam Porto Alegre, obrigando o presidente da província, Fernandes Braga, a fugir para Rio Grande.

A ação militar do governo central contra os revoltosos farroupilhas foi comandada pelo então barão de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva. Habilmente, Caxias reprimiu a revolta farroupilha, mas também procurou valer-se da negociação com as lideranças do movimento.

Antônio de Sousa Neto

Foi proclamada pelo general Antônio de Sousa Neto, após a vitória dos gaúchos na Batalha do Seival, durante a Revolução Farroupilha, que teve início em 1835 e durou até 1845.

Dentre as principais consequencias da revolução farroupilha, estão alguns pontos estabelecidos no Tratado do Poncho Verde: gaúchos poderiam escolher o presidente da província. charque estrangeiro passariam a pagar 25% a mais de impostos. comandantes Farroupilha passariam para o exército brasileiro com os mesmos postos.