Quem foi o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Abaixo, o LANCE! apresenta a lista dos jogadores mais velhos a disputarem uma partida de Copa do Mundo. O recordista é Essam El-Hadary, goleiro egípcio que disputou um jogo da Copa do Mundo de 2018 com 45 anos.

Daniel Alves

Daniel Alves, lateral de 39 anos, se tornou o jogador mais velho a entrar em campo pela seleção brasileira em partidas de Copa do Mundo nesta sexta-feira, ao atuar contra Camarões, na terceira rodada da Copa do Mundo do Catar.

Já imaginou marcar um gol em Copa do Mundo com mais de 40 anos? É difícil, mas já aconteceu. Aos 42 anos, o camaronês Roger Milla balançou as redes no Mundial de 1994 e se tornou o jogador mais velho a marcar em Copas do Mundo.

O jogador mais novo a participar de uma Copa do Mundo foi Norman White, que jogou pela seleção irlandesa em 1982, aos 17 anos.

Por exigência da Fifa, os times devem ser formados por jogadores abaixo dos 23 anos. A partir de Atlanta-96, permitiu-se que cada delegação levasse três atletas com idade superior a 23 anos.

Kazuyoshi Miura

Atacante é conhecido por ser o jogador mais velho do mundo em atividade no futebol profissional. Assine já! Kazuyoshi Miura, conhecido por ser o jogador mais velho do mundo, foi anunciado nesta quarta-feira (1) pelo Oliveirense, de Portugal.

Quem começa a lista é o goleiro Emerson Leão, que disputou quatro Copas do Mundo, nas edições de 1970, 1974, 1979 e 1986, quando já tinha 36 anos e 11 meses, quase completando 37 anos de idade.

Saiba mais
México e Irã dividem o posto de elenco mais velho ao contar com a média de idade de 28,6 anos. Por outro lado, Gana se destaca com o time mais jovem do mundial, visto que o plantel tem média de 24,7 anos. Já o Brasil é a nona seleção mais velha, com 27,5 anos de média.

Jogador mais velho em atividade profissional
Mas, em agosto de 2022, um jogador bateu o recorde ao entrar em campo, profissionalmente, aos 60 anos! É isso mesmo! O feito foi marcado por Robert Carmona, que entrou como titular no primeiro encontro da Quarta Divisão Uruguaia.

No currículo, o atacante jogou duas edições de Copa do Mundo, três da Copa América e uma Copa das Confederações. Somando apenas partidas oficiais, Neymar defendeu o Brasil em 27 jogos e marcou 15 gols.

Na vitória sobre o País de Gales, Rashford fez o centésimo gol dos ingleses na história dos Mundiais, que se juntaram a outras seleções a entrar na casa dos três dígitos na Copa do Mundo. A Inglaterra conseguiu um feito histórico na Copa do Mundo de 2022.

Carlos Vidal

Copa de 1930:
- O primeiro jogador a perder um pênalti foi Carlos Vidal, do Chile.

Em 1966, foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou a Copa realizada naquele ano, com apenas dezesseis anos. Até hoje, é o jogador mais jovem a ser convocado para disputar uma Copa do Mundo FIFA.

A história de Ronaldo em Mundiais começou em 1994. Convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira quando tinha apenas 17 anos, ele acabou não saindo do banco durante a campanha do tetracampeonato.

O mais novo a vencer a premiação é Ronaldo. O Fenômeno conquistou a honraria com apenas 20 anos em 1996.

A base termina, no máximo, no ano em que o jogador completa 21 anos, para aqueles que não foram promovidos aos profissionais antes disso.

Os exames mostraram uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito do Neymar, junto com um pequeno edema ósseo. E uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo do Danilo – disse o médico Rodrigo Lasmar, da Seleção. – Os jogadores continuam em tratamento. É muito importante termos muita calma, tranquilidade.