Quem foi o inventor do relógio de ponteiro?

Perguntado por: jveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Salomon Coster (1620 - 1659) relojoeiro holandês de Haia, constroe o primeiro relógio a pêndulo inventado por Christian Huygens. O ponteiro de minutos começa a ser utilizado.

Os primeiros relógios mecânicos, muito rudimentares, surgiram por volta de 1200 no norte da Europa, na região da atual Alemanha. A divisão do dia em horas só aconteceu quando o astrofísico Galileu Galilei definiu as regras do movimento pendular e sua impressionante regularidade.

E você sabe quem inventou o relógio de pulso? O relógio convencional já remete de séculos anteriores mas os registros contam que o relógio de pulso foi inventado por Antoni Patek e Adrien Phillipe, os fundadores da relojoaria Patek & Phillipe, em 1868.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

O relógio analógico, também conhecido como relógio de ponteiro, é a versão mais tradicional.

O ponteiro maior indica os minutos. O ponteiro pequeno indica as horas. E aquele ponteiro mais fininho indica os segundos. O segundo é a unidade fundamental, ou seja, a partir dele é que se estabelecem as outras medidas.

A evolução desse mecanismo passou por relógios de Sol, relógios que usavam água ou areia, até chegar a dispositivos mecânicos, utilização de pêndulos, para, por fim, estender-se também a modelos digitais e atômicos. Entenda, a seguir, a origem do nome desse item essencial e a história de cada um desses modelos.

O relógio inicialmente era utilizado apenas pela alta sociedade como um relógio de bolso. Mas em 1814 a princesa de Nápoles, Carolina Murat irmã de Napoleão Bonaparte fez um pedido para o joalheiro Abraham Louis Breguet para que criasse um modelo especialmente a ela para que fosse usado no pulso.

Estima-se que os primeiros relógios portáteis surgiram por volta de 1500 contando apenas com o ponteiro de horas, somente em 1700 surgiram os primeiros mecanismos com marcação de minutos.

Platão

Clepsidra de Amenófis III A necessidade de possuir um meio de medir o tempo em intervalos menores e independente das condições atmosféricas, o que o sol não permitia, levou o homem a idealizar a Clepsidra, também chamado de relógio d'água, sendo considerado seu inventor, Platão (427-347), discípulo de Sócrates (469-399 ...

O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o "Relógio de Sol", que foi inventado pelos babilônios e egípcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.

O relógio mecânico é uma invenção do século 14, enquanto que a divisão do dia em 24 horas surgiu por volta de 5000 a.C., na Babilônia.

O modelo simples e funcional – uma caixa quadrada de metal presa a alças de couro – tornou-se símbolo de elegância, um ícone da Maison Cartier, adotado por várias celebridades desde que passou a ser fabricado comercialmente, em 1911.

  • Balão a gás de pequeno porte. Em 1897, aos 24 anos e herdeiro de uma imensa fortuna, Santos Dumont se estabeleceu em Paris. ...
  • Dirigível. A experiência foi importante para o passo seguinte. ...
  • Relógio de pulso. ...
  • Hangar. ...
  • Avião. ...
  • Precursor do ultraleve. ...
  • Chuveiro de água quente.