Quem foi o inventor da cadeira elétrica?

Perguntado por: lcunha7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Thomas Edison

Interessante o fato de que Thomas Edison era contrario a pena de morte, sendo reconhecidamente um cientista humanitarista, com inúmeras invenções que modificaram a vida humana. A cadeira elétrica é uma delas.

A cadeira elétrica, desenvolvida por uma equipe chefiada por Thomas Edison, tinha como objetivo provar o controle da eletricidade através do uso da corrente contínua. Na época, final do século XIX, o empresário norte-americano estava em guerra com Nikola Tesla, que defendia o uso da corrente alternada.

Em 2003 continuava a ser um dos métodos legais de execução nos estados de Alabama, Flórida, Nebraska, Carolina do Sul, Tennessee e Virgínia. O estado de Nebraska foi o último a utilizá-lo como o único método possível. Os outros estados citados tinham métodos de substituição que ainda hoje podem ser empregados.

David Earl Miller, que passou 36 anos no corredor da morte, é o último apenado a evitar a injeção letal, após uma série de execuções que deram errado nos EUA. Outro presidiário do Tennessee, Edmund Zagorski, também foi eletrocutado em novembro.

Muitos médicos acreditam que o condenado se sente queimando até a morte e sufocando, pois o choque elétrico provoca parada respiratória. Algumas vítimas da cadeira elétrica deram sinais de vida horas depois de terem sido declaradas mortas.

Como: A execução por cadeira elétrica é uma das mais conhecidas atualmente nos Estados Unidos. O condenado é preso em uma cadeira. Eletrodos com esponjas embebidas em solução salina são ligados às pernas e à cabeça — para fechar o circuito— e um capacete de metal é colocado no crânio para conduzir corrente elétrica.

A cadeira elétrica já foi usada em sete das 43 execuções na Carolina do Sul desde 1985, que executou 282 homens e duas mulheres desde 1912, quando começou o uso da cadeira elétrica.

Uma esponja embebida em solução de água com sal é colocada entre o primeiro eletrodo e a cabeça do condenado. A solução salina conduz bem a eletricidade, facilitando a passagem de corrente para o cérebro. Sem a esponja, a cabeça pode até pegar fogo!

Egito Antigo

A história conta que a cadeira foi inventada no Egito Antigo, cerca de 2800 anos a.C. Naquela época, ainda eram de uso restrito dos soberanos. Mas ela não surgiu do jeito que a conhecemos: no começo vieram os bancos, mais tarde criaram o encosto que daria suporte à coluna.

Cadeira de Três Pernas
Sem dúvida, essa é uma das principais criações de Joaquim Tenreiro, produzida em 1947 e aclamada em todo o mundo.

O Brasil aboliu essa forma de punição há mais de um século. A regra em território brasileiro é a de que a pena de morte é proibida. A Constituição Federal estabelece expressamente a proibição da pena de morte em seu artigo 5º, inciso XLVII.

Traição, espionagem e tráfico de drogas em larga escala são todos crimes capitais de acordo com a lei federal. A traição também é punida com a morte em seis estados (Arkansas, Califórnia, Geórgia, Louisiana, Mississippi e Missouri).

Segundo um estudo publicado pela organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW), a injeção letal aplicada na execução de muitos condenados à morte nos EUA pode causar dor intensa no momento de agonia, apesar das afirmações em contrário de seus defensores.

George Junius Stinney Jr.

Matar o condenado é relativamente barato. As drogas que formam o coquetel da injeção letal custam pouco menos de mil dólares, embora seja difícil compra-las hoje em dia (mesmo para governos). O custo de matar através de um esquadrão de fuzilamento sai por pouco mais de quinze mil dólares.

Romell Broom

Romell Broom, o homem que sobreviveu a 18 tentativas de injeção letal.

Atualmente, a pena de morte pode ser aplicável no Brasil apenas para crimes militares como traição, assassinato, genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e terrorismo durante guerra. O único método permitido por lei é a morte por pelotão de fuzilamento.

A pacata cidade de Pilar, na província de Alagoas, amanheceu tumultuada em 28 de abril de 1876.

Acredita-se que a sentença de prisão mais longa já decretada por um tribunal tenham sido os 141.078 anos de cárcere aplicados a Chamoy Thipyaso na Tailândia em 1989. Ela foi condenada por um esquema de pirâmide que defraudou 16 mil pessoas.

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.