Quem foi o imperador romano mais cruel?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Nero

Estas são algumas das características que os historiadores atribuíram a Nero — o imperador de Roma a partir do ano 54 d.C. — por quase dois mil anos. Segundo vários cronistas, o jovem líder romano mandou assassinar a mãe, Agripina, a Jovem, e suas duas esposas: Cláudia Otávia e Popeia Sabina.

1. Augusto (setembro de 63 aC – 19 de agosto de 14 dC) No topo da lista é uma escolha muito óbvia – o fundador do próprio Império Romano, Augusto, que tem o reinado mais longo de 41 anos de 27 aC a 14 dC. Nascido sob o nome de Otaviano, recebeu o nome de Augustus pelo Senado como uma honra por suas grandes realizações.

Não há como esquecer Nero e seus excessos tirânicos. Mas nenhuma lista dos piores imperadores romanos estaria completa sem Calígula, que ficou conhecido por suas orgias obscenas, por ter feito sexo com suas irmãs e por ser um torturador sádico.

Rômulo Augusto

Assim, o homem tradicionalmente considerado como o último imperador do Império Romano do Ocidente é Rômulo Augusto, e aquele que costuma ser apontado como o responsável pelo fim do império é Odoacro.

A mais famosa batalha da 2ª Guerra Púnica foi a de Cannae (ou Cannas), em 216 a.C., que entrou para a história como a maior derrota romana.

Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.

Qual foi o imperador romano que reinou por mais tempo? O primado de longevidade como Imperator é do fundador do Império Romano, Caio Otávio Turino (Gaius Octavius Thurinus), conhecido simplesmente como Otaviano ou Augusto, o qual reinou de 27 a.C. a 14 d.C.

Também ficou conhecido como os cinco bons imperadores (Nerva, Trajano, Adriano, Antônio Pio e Marco Aurélio). Após essa dinastia, houve o governo pretoriano em 193.

O Império Mongol foi o maior em extensão de toda a História! Esse fator se deve ao sucesso que Gengis Kahn teve como líder, conseguindo conquistar territórios da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio.

Nero e o incêndio de Roma
Para piorar a situação, ventos fortes arrastavam o fogo pela cidade. Outra versão famosa, é de que o imperador Nero teria ordenado o incêndio com o propósito de construir um complexo palaciano, já que o senado romano havia indeferido o pedido de desapropriação para a obra.

Início do Império Romano
Otávio Augusto foi o primeiro imperador da fase final da Civilização Romana, governando de 27 a.C. a 14 d.C. A subida de Otávio ao trono e sua transformação em imperador de Roma aconteceram em 27 a.C. e marcaram o início da última fase da história romana: o império.

Entre os anos 14 e 68, os herdeiros de Augusto vão se substituindo no poder: Tibério, Calígula, Cláudio e Nero.

Conspiração Para Matar Nero
Depois de descoberto, Lucano foi obrigado a escolher seu próprio fim e suicida-se cortando os pulsos.

Nero foi um imperador romano do ano de 54 a 68 da era cristã. Até hoje é uma das figuras históricas mais polêmicas de todos os tempos. Seu nome completo era Nero Cláudio Augusto Germânico. Nasceu na cidade de Anzio (na atual Itália) no dia 15 de dezembro de 37.

Império Romano

Sem dúvidas, o Império Romano é o mais famoso da História. Sua estrutura militar e administrativa possibilitou não apenas que ele fosse um dos impérios mais expansivos do mundo, mas também o fez o mais vindouro, sobrevivendo incríveis 10 séculos.

Mas esse domínio durou relativamente pouco tempo se comparado a um império que teve início dois milênios antes de Cristo e que chegou até o século XX: o Império Chinês. “Ele se prolongou por aproximadamente 36 séculos, portanto teria sido o de maior duração.

Odoacro

Após dez meses no poder, durante os quais sua autoridade e legitimidade foram questionadas além da Itália, Rómulo foi forçado a abdicar por Odoacro, um oficial federado germânico que derrotou e executou Orestes.