Quem foi o idealizador do Holocausto?

Perguntado por: afigueiredo4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Adolf Eichmann

Adolf Eichmann foi um dos principais responsáveis pela deportação dos judeus europeus durante o Holocausto.

Na primavera de 1942, Himmler determinou que Auschwitz II (Auschwitz-Birkenau) tornar-se-ia uma "fábrica" de extermínio em grande escala, e lá cerca de um milhão de judeus, de diversos países da Europa, foram assassinados. O objetivo da "Solução Final" era exclusivamente o de exterminar todos os judeus europeus.

A palavra holocausto é de origem grega holos (todo) e kaustro (queimado). Do hebraico Shoá (a catástrofe). Originalmente, o termo holocausto era utilizado para nomear uma espécie de sacrifício praticado pelos antigos hebreus, em homenagem ao seu Deus, em que a vítima era totalmente queimada.

Em janeiro de 1945 as forças soviéticas libertaram Auschwitz, em fevereiro o de Gross-Rosen, em abril os de Sachsenhausen e Ravensbrueck, e em maio o de Stutthof.

Levítico 1 fornece instruções para uma oferta queimada, ou holocausto. Os sacerdotes faziam essa oferta duas vezes por dia. As pessoas também podiam fazer uma oferta queimada para mostrar sua devoção e dedicação a Deus. Muitas das instruções acerca do holocausto são as mesmas para outras ofertas explicadas em Levítico.

Depois da Guerra, Göring foi culpado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade nos Julgamentos de Nuremberga. Foi condenado à morte por enforcamento, mas cometeu suicídio ingerindo cianeto na noite anterior à sua execução.

Os documentos, filmes, fotos, declarações, e estatísticas efetuadas pelos países Aliados, formaram a base para a certeza de que seis milhões de judeus foram mortos pelos nazistas e seus asseclas durante a Guerra.

Hitler

Durante toda a Segunda Guerra, Hitler comandou as tropas alemãs. A participação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial ficou marcada por dois momentos distintos: um período de avanços rápidos, que aconteceram de 1939 a 1941, e outro de gradativa derrota para os Aliados, iniciado em 1942 e finalizado em 1945.

30 de janeiro de 1933

Assim como os judeus, os ciganos (Romani) eram alvos dos nazistas por serem considerados “não-arianos” e racialmente “inferiores”. Os ciganos viviam na Alemanha desde o século XV, e desde então sofriam com preconceitos.

Adolf Eichmann foi um dos principais responsáveis pela deportação dos judeus europeus durante o Holocausto. Embora tenha nascido na Alemanha, ele foi para a Áustria quando menino. Em 1932, entrou no Partido Nazista Austríaco e nas SS, e rapidamente galgou posições nas organizações nazistas.

O Holocausto teve fim com a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Desse modo, à medida que os nazistas perdiam território, os campos de concentração eram liberados pelas forças aliadas, e seus prisioneiros, libertos.

A motivação primária da maioria dos negacionistas é o antissemitismo, e para eles o Holocausto é um fato histórico detestavelmente inconveniente. Afinal de contas, o Holocausto foi reconhecido como um dos mais terríveis crimes já cometidos, e certamente o próprio emblema do mal em tempos modernos.

O Distintivo no Sistema dos Campos
Judeus encarcerados em campos foram marcados com dois triângulos amarelos sobrepostos formando uma estrela de Davi. Feitos de tecido, estes distintivos eram costurados nos uniformes usados pelos prisioneiros nos campos.

Auschwitz foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Hitler. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia.