Quem foi o idealizador do cinismo?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Atribui-se a Antístenes de Atenas a criação do cinismo no período helenístico da Grécia Antiga. O filósofo aprendeu retórica com o sofista Górgias e foi discípulo de Sócrates. Após a morte do mestre, Antístenes fundou o cinismo como uma doutrina e um modo de vida, e não um sistema filosófico.

Filósofos Cínicos

  1. Antístenes (445-365 a.C) Antístenes foi o fundador do pensamento cínico. ...
  2. Diógenes (412-323 a.C.) Diógenes de Sinope foi discípulo de Antístenes e o mais conhecido entre os cínicos. ...
  3. Crates de Tebas (365-285 a.C.) ...
  4. Hipárquia de Maroneia (350-310 a.C.) ...
  5. Metrocles de Maroneia (sec. ...
  6. Mônimo de Siracusa (sec.

O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, aproximadamente no ano 400 a.C., mas seu nome de maior destaque foi Diógenes de Sínope. Estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e a existência nômade que levavam.

Simplicidade, retidão, desapego, todas essas virtudes conformam a proposta moral do movimento cínico; à vida deveria ser a pura expressão da liberdade, de modo que o homem pudesse viver sem tantos apegos e vãos prazeres sensoriais, contudo, conforme a filosofia cínica torna-se difícil qualquer expressão de tal ...

Epicuro de Samos

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Cinismo foi uma escola da filosofia grega, saída dos ensinamentos de Sócrates, assim denominada por expressar simbolicamente a atitude mordaz e o género de vida anti-convencional que os caracterizava e também a partir do ginásio Cinosargo, local do ensino, que era o mausoléu do "cão".

Melani, atribui como sendo as principais marcas do Cinismo:
a oposição às convenções sociais; – a adequação da vida à natureza humana; – o desprezo pelos prazeres e o despojamento ante as riquezas, honrarias.

Os Principais Filósofos Estoicos

  • Cleantes de Assos (330 a. C.-230 a. ...
  • Crisipo de Solis (280 a.C.-208 a.C.) ...
  • Panécio de Rodes (185 a.C.-109 a.C.) ...
  • Posidónio de Apameia (135 a.C.-51 a.C.) ...
  • Epiteto (55-135) ...
  • Sêneca (4 a.C-65) ...
  • Marco Aurélio (121-180)

Significado de Cínico
adjetivo Que expressa cinismo, desprezo pelas normas sociais ou pela moral vigente; imoral. [Figurado] Repleto de fingimento; desfaçatez: aluno muito cínico. [Figurado] Que age de maneira imoral ou escandalosa; desavergonhado, impudico.

O ceticismo trata-se de uma corrente filosófica que releva questionamentos sobre ocorrências, opiniões, pensamentos e crenças convencionadas pelo senso comum como verdades. Portanto, essa corrente defende que o indivíduo não pode chegar a nenhuma certeza.

Entretanto, isso ilustra bem os propósitos de Sêneca e revela uma das maiores diferenças entre o estoicismo e o cinismo. Enquanto o cinismo nega todo e qualquer tipo de luxo e opulência, o estoicismo acredita que tais coisas são indiferentes.

Foi um grande estudioso, no entanto, preferiu se afastar dos bens materiais para atingir a plenitude por meio do conhecimento. De tal modo, teve uma postura radical e anti-materialista se afastando dos bens materiais e do luxo, que, segundo ele, cegavam o ser humano.

Entre os discípulos de Antístenes, o mais famoso foi Diógenes de Sínope, mais conhecido como Diógenes - o cínico. Por suas atitudes radicais e pitorescas, o discípulo acabou se tornando mais conhecido que o próprio mestre.

Diógenes entendia que a filosofia não é um conhecimento abstrato, mas prático. Ele pega esse exemplo de Sócrates (que foi mestre de seu mestre Antístenes), o qual vivia o que defendia. Por esse motivo, Diógenes era muito crítico de Platão.

Ao longo do tempo, o conceito de cinismo foi sofrendo alterações e, hoje em dia, é associado à tendência de não crer na bondade nem na sinceridade do ser humano. A atitude cínica está relacionada com o sarcasmo, a ironia e a troça.

Zeno

O estoicismo foi fundado no século 3 a.C. por Zeno, um rico mercador da cidade de Cítio, no Chipre. Após sobreviver a um naufrágio em que perdeu tudo o que tinha, Zeno foi parar em Atenas. Ali, conheceu as filosofias de Sócrates, Platão, Aristóteles e seus seguidores.

De modo geral, Epicuro não atribuía grande importância nem a vida política nem à social. Considerava o Estado como uma mera conveniência e aconselhava o homem bem avisado a que não participasse da vida pública. Diversamente do Cinismo, não propunha ao homem o abandono da civilização e o retorno à natureza.