Quem foi o homem que nunca perdeu uma batalha?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Foi guiado por eles e por Aristóteles que Alexandre, que nunca perdeu uma batalha, formou o mais poderoso e vasto império até então conhecido, em 330 a.C., que se estendia da Grécia subindo ...

Não é por acaso que Alexandre passou para a História com este apelido: afinal, depois de seu pai ter conquistado quase toda a Grécia, em apenas 12 anos ele conquistou o poderoso Império Persa, a Síria e o Egito. Criou um dos maiores impérios de todos os tempos!

Campanha de conquista da Pérsia
Ele iniciou a conquista da região com uma grande batalha travada em abril do mesmo ano: a Batalha de Grânico. Consta nos registros que, nessa batalha, grande número de soldados da cavalaria persa foi morto pelos exércitos de Alexandre e a vitória foi dos macedônios.

Carlos VI

Qual rei enlouqueceu? No final da Idade Média, o rei francês Carlos VI surtou repentinamente quando organizava uma expedição contra um traidor que visava matar um de seus conselheiros reais. Durante a primeira manifestação de loucura, o rei teve a impressão de ter ouvido um zunido de lança que supostamente o atingiria.

Alexandre herdou de seu pai o melhor exército da época. O líder nunca perdeu uma batalha, mesmo tendo lutado muitas delas em menor número, isso se deve ao treinamento que suas tropas recebiam. A estratégia militar e a capacidade de assumir grandes riscos de Alexandre também foram fundamentais no campo de batalha.

Dario tinha um bom plano de ataque, mas que só funcionaria se Alexandre avançasse de acordo com as expectativas do imperador persa. Não foi o que aconteceu. Alexandre usou um golpe tático novo: adiou o confronto por quatro dias deixando o enorme exército persa confuso, apreensivo e cansado em suas posições.

Alexandre foi um grande guerreiro, e quando à beira da morte, convocou os seus generais e relatou seus três últimos desejos: Primeiro: Que o seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época.

Conglomerado que têm ações negociadas na Bovespa desde 2002. De acordo com o ranking de bilionários da revista Forbes 2021, Alexandre Grendene Bartelle é a 1931ª pessoa mais rica do mundo e 51º do Brasil, com uma fortuna estimada de 1,6 bilhões de dólares.

Ele terminou sua carreira sem perder uma batalha. Quando ele morreu, ele havia conquistado quase todo o mundo conhecido pelos gregos antigos. Apesar do seu sucesso como comandante, ele não conseguiu dar uma alternativa estável ao Império Aquemênida.

Os Reinos Helenísticos foram reinos surgidos na Ásia, Egito, Macedônia e Grécia após a divisão do Império de Alexandre, o Grande (ou Magno) por seus generais: Selêuco, Lisímaco, Ptolemeu e Cassandro, após a morte do imperador em 323 a.C.

Morto aos 33 anos, Alexandre não deixou um herdeiro direto para o trono macedônio. Isso favoreceu a disputa entre os principais generais que lideravam os exércitos do Império Alexandrino. Ao final da disputa, os territórios acabaram sendo divididos entre os generais Antígono, Ptolomeu e Seleuco.

Sem dúvidas, o império mais vasto que o mundo antigo conheceu foi o Mongol, de Gengis Khan e sucessores. Outros impérios, como o Inca, também se estenderam por vastos lugares ao comparar com o famoso Império Romano.

O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.

Segundo crônicas históricas antigas, foi Pepi II, faraó do Egito durante 94 anos.