Quem foi o homem que descobriu a alavanca?

Perguntado por: dmelo6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Há mais de 22 séculos, um homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou um método extremamente simples para resolver esse problema: ele descobriu as alavancas.

Ademais, Arquimedes se destacou como inventor. Dentre as quais podemos citar armas de guerras (catapultas), alavancas e polias, parafuso sem fim, balança e espiral de Arquimedes, roda dentada, relação da circunferência com o diâmetro (o número pi), quadratura da parábola, polia composta, dentre outras.

A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente.

287 a.C. Entre suas contribuições à Física, estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas para usos militares e civis, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome.

Ele percebeu que a força aplicada a uma das extremidades da alavanca, com o intuito de mover um objeto na outra extremidade, é inversamente proporcional à distância do ponto de apoio. Ou seja, quanto mais distante a extremidade estiver do ponto de apoio, menor será a força necessária para mover o objeto.

O matemático indiano Brahmagupta (598 – 668) é considerado por alguns o “Pai da Arit- mética, da Álgebra e da Análise Numérica”. O seu trabalho teve impacto significativo nas construções matemáticas.

Estava o sábio grego, um belo dia, a tomar banho numa banheira, entretido com essa questão. De repente, ele teve um vislumbre da solução e saiu correndo, nu (!) pelas ruas da cidade, gritando “Eureka, Eureka!”, que em grego quer dizer “Descobri, descobri!”.

Alavancas são máquinas simples capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo.

Esses primeiros meios foram a alavanca, a roldana e o plano inclinado que, por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples.

A alavanca é basicamente uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra, um quebra-nozes, um cortador de pinhão ou uma pinça de confeitaria para pegar um pão ou um doce, você está usando uma alavanca.

  • Parafuso de Arquimedes
  • Architonnerre
  • Garra de Arquimedes

De acordo com o princípio de Arquimedes, o empuxo hidrostático, isto é, a força que o fluido exerce sobre o corpo é igual ao peso do volume de fluido deslocado no processo de imersão.

Isaac Newton

Essas leis foram publicadas pela primeira vez pelo físico inglês Isaac Newton, no ano de 1687, em sua obra de três volumes intitulada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.

Tipos de Alavancas: Alavanca de Terceira Classe – Interpotente: São alavancas em que a força de esforço age entre o eixo e a força de resistência. Tipo de alavanca mais comum no corpo humano.

D As alavancas de terceira classe, também denominadas interpotentes, constituem o tipo mais eficiente de alavanca.