Quem foi o homem que construiu a Arca da Aliança?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Sua construção é orientada por Moisés, que por sua vez recebera instruções divinas quanto à forma e tamanho do objeto. Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná.

Então os moradores dali cortaram em pedaços a carroça de madeira, mataram as vacas e as queimaram em sacrifício a Deus, o SENHOR. Os levitas pegaram a arca do SENHOR e a caixa com as imitações de ouro e puseram em cima da grande pedra.

Os filisteus levaram a Arca até Bete-Semes. Mas depois que o Senhor feriu setenta homens daquele lugar, a Arca foi levada para Quiriate-Jearim. A Bíblia diz que os homens daquele lugar levaram a Arca à casa de Abinadabe, e consagraram Eleazar, seu filho, para cuidar dela.

Maná significa “O que é isto?” em hebraico. Os israelitas nunca tinham visto nada parecido. O Senhor disse aos israelitas que pusessem um pouco de maná em uma panela e o levassem com eles. Isso os ajudou a lembrar o que Ele havia feito por eles (ver Êxodo 16:33–34; Hebreus 9:4).

São os dois querubins -- criaturas que, na tradição posterior, são retratados como anjos, mas que na verdade lembram mais esfinges, com corpo de leão ou touro, asas de águia e cabeça humana, como se pode ver na fotografia abaixo.

Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados.

Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar e tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo.

Ou seja, a trajetória e o final de Eliúde é uma representação do que é descrito no livro de Samuel. “Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da Arca da Aliança, por isso Deus os matou”, destaca o Livro Sagrado.

Davi e o povo foram até a cidade de Baalá, isto é, Quiriate-Jearim, no território da tribo de Judá, para tirar dali a arca da aliança de Deus, a qual tem o nome do SENHOR, que se assenta no seu trono, acima dos querubins. Colocaram a arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe.

Nabucodonosor

Além da Bíblia, os filisteus e suas cidades são mencionadas em antigos textos babilônicos, egípcios e assírios. Muitas históricas contam como os filisteus lutaram grandes batalhas, até sua destruição final pelas mãos do rei Nabucodonosor, da Babilônia, em 604 a.C.

Quando a arca da aliança desapareceu? - Quora. Provavelmente entre 605 a.C e 586 a.C.

A Arca na casa de Obede-Edom
Diante do ocorrido, Davi temeu ao Senhor e ficou com medo de levar a Arca para Jerusalém. Então ele deu ordens para que a Arca fosse levada para a casa de Obede-Edom. A Arca da Aliança ficou na casa de Obede-Edom por três meses, e o Senhor o abençoou muito.

17 E introduzindo a arca do Senhor, a puseram no seu lugar, no meio da tenda que Davi lhe armara; e aofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor.

Pois ele desejava a presença de Deus e a sua bênção sobre o povo. De novo Davi reuniu os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo e todos os que o acompanhavam partiram para Baalim, em Judá, para buscar a arca de Deus ou arca da Aliança.

Deus então declarou que a vara de Arão era a escolhida para representar o sacerdócio da tribo de Levi, e que ela deveria ser colocada diante da Arca da Aliança como um sinal para os rebeldes em Israel de que o sacerdócio de Arão era divinamente ordenado.

A vara de Arão significava um símbolo de advertência em Israel contra os rebeldes. O contexto envolvendo a vara de Arão que floresceu fala do episódio da rebelião suscitada em Israel contra a liderança de Moisés e o sacerdócio de Arão (Números 16; 17).

A arca, que pesa 2500 toneladas e suporta até 5 mil pessoas, custou R$ 5,7 milhões para ser construída.