Quem foi o grande amor de Xangô?

Perguntado por: isoares2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Xangô era filho de Torossi (também chamada de Iamassé) e Oraniã, irmão de Dadá Ajacá, e casado com outras três divindades: Iansã, Oxum e Obá.

Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino.

Obá é o orixá das águas revoltas, pororocas e quedas d´água. É irmã de Iansã, mulher de Ogum e terceira esposa de Xangô.

Seu símbolo é o machado de duas faces, que tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, e a estrela de seis pontas, cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo. Xangô é indivisível, irremovível, pesado, forte e integro.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Filho de Oraniã e Torossi, teve várias esposas, sendo as mais conhecidas: Oiá, Oxum e Obá. Xangô é viril e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Sua ferramenta é o Oxê: machado de dois gumes. Orixá do fogo e dos trovões, Xangô foi um grande rei que unificou todo um povo.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois, como é o criador de tudo, tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo.

Alguns Exus de Xangô:
Exu Labareda, Exu Pedra Negra, Exu da Pedra Preta, Exu 7 Montanhas, Exu das Pedreiras, Exu do Fogo, Exu Pinga Fogo, Exu Brasa, Exu 7 Fagulhas, Exu Pedra do Fogo, Exu Corta-Fogo, Exu Pimenta, Exu 7 Pedreiras.

6 e 12

Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.

“Na Bahia, diz-se que existem doze Xangôs: Dadá; Oba Afonjá; Obalubé; Ogodô; Oba Kossô; Jakutá; Aganju; Baru; Oranian; Airá Intilé; Airá Igbonam e Airá Adjaosi.

Os Obás-da-direita - Abiodum, Aré, Arolu, Telá, Odofim e Cancanfô - são os que possuem direito de "voz e voto" no grupo de que são o corpo executivo.

Os Airás são mais velhos, fazem parte da família real da dinastia Ifé/Oyó, suas contas são brancas rajadas de vermelho ou marron.