Quem foi o governador do Maranhão em 2012?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Flávio Dino (PCdoB) foi eleito governador do estado do Maranhão, logo no primeiro turno das eleições gerais brasileiras com 1 877 064 votos (63,52% dos votos válidos). Dino obteve 881 445 votos a mais que o seu opositor Lobão Filho (PMDB), que recebeu 995 619 votos (33,69% dos votos válidos).

Desde 2018, quando surgiu, a pesquisa do Painel do Poder aponta Flávio Dino como um dos três melhores governadores do País. No primeiro ano, o governador do Maranhão foi o melhor avaliado, seguido dos governadores Rui Costa e Wellington Dias, do Piauí.

Brandão tomou posse do Governo do Maranhão no dia 2 de abril de 2022.

Neste domingo, 1º de janeiro de 2023, na Assembleia Legislativa do Maranhão, o governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão, tomou posse do cargo de chefia do executivo estadual para o quadriênio 2023-2026, juntamente com o vice-governador, Felipe Camarão.

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá.

O século XX teve como primeiro governador do Maranhão o senhor João Gualberto Torreão da Costa. Durante a administração de Benedito Pereira Leite, pelo presidente eleito do Brasil Afonso Pena, o Maranhão foi visitado em 1906.

Foram eleitos o governador Edison Lobão, o vice-governador Ribamar Fiquene e o senador Epitácio Cafeteira, além de 18 deputados federais e 42 deputados estaduais.

O resultado apontou uma vitória maciça do PFL que elegeu a governadora Roseana Sarney, o vice-governador José Reinaldo Tavares, os senadores Alexandre Costa e Edison Lobão, e fez as maiores bancadas entre os 18 deputados federais e 42 deputados estaduais eleitos.

Foram vitoriosos nesse dia o governador Epitácio Cafeteira, o vice-governador João Alberto Souza, os senadores Alexandre Costa e Edison Lobão, além de 18 deputados federais e 42 deputados estaduais numa época onde não havia dois turnos em eleições majoritárias.

O primeiro governador, Francisco de Albuquerque Coelho de Carvalho, nomeado em 1623, somente tomou posse em 1626.

Em 23 de fevereiro de 1652, foi publicado um Decreto Real, que dividiu o Estado em duas capitanias autônomas: Pará, a ser comandada por Inácio do Rego Barreto; e Maranhão, a ser comandada por Baltasar de Sousa Pereira.

Nesse dia o PDS elegeu o governador Luís Rocha, o vice-governador João Rodolfo, o senador João Castelo e conquistou quase todas as vagas entre os 17 deputados federais e 41 deputados estaduais que foram eleitos.

No dia 15 de novembro de 2020, Lúcio e Jamel foram eleitos prefeito e vice-prefeito de Itinga do Maranhão, com 4.897 votos (34,43% dos votos válidos). A posse ocorreu em 01 de janeiro de 2021 e o mandato finda em 31 de dezembro de 2024.

Senador eleito Flávio Dino é anunciado ministro da Justiça do governo Lula - TV Senado.

Dino oficializa saída do governo do Maranhão para ser pré-candidato ao Senado.

Nesta segunda-feira (16), no Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão esteve reunido com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, para tratar de parcerias entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Maranhão.