Quem foi o fundador do Instituto Nacional de Educação de Surdos?

Perguntado por: adrumond4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Eduard Huet

O atual Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês Eduard Huet, tendo como primeira denominação Collégio Nacional para Surdos-Mudos, de ambos os sexos.

O Instituto foi criado pela Lei nº 839 de 26 de setembro de 1857. Na época, somente pessoas do sexo masculino podiam estudar nesse estabelecimento, que, por muitos anos foi a única instituição oficial especializada em educação para surdos no Brasil e na América Latina.

26 de setembro de 1857

A instituição, atualmente vinculada ao MEC, foi fundada no Rio de Janeiro em 26 de setembro de 1857 e é considerada um centro de referência nacional na área da surdez. A atuação do instituto se processa na perspectiva da efetivação do direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos.

O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, pela Lei nº 10.436. Isso foi resultado de ampla mobilização da comunidade surda na luta pela ampliação de seus direitos.

Em 26 de setembro de 1857 foi fundado no Rio de Janeiro o Instituto Imperial de Surdos-Mudos, que mais tarde passaria a se chamar Instituto Nacional de Educação de Surdos. O professor francês Édouard Huet, também surdo, apresentou a proposta de uma escola especializada no ensino de pessoas surdas a Dom Pedro II.

No Brasil, a educação voltada para as pessoas surdas teve início durante o Segundo Império, com a criação da primeira escola no Rio de Janeiro chamada de Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, em 26 de setembro de 1857, com a chegada do francês, educador e ex-aluno do Instituto de Paris, Hernest Huet, a convite de D.

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão do Ministério da Educação, tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, bem como subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva ...

26 de setembro

Neste 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, ouça a homenagem no Dedo de Prosa.

No Brasil, a história da educação de surdos iniciou-se com a criação do Instituto de Surdos-Mudos, hoje atual Instituto Nacional de Educação de surdos - INES, fundado em 26 de setembro de 1857, pelo professor surdo francês E. Huet, que veio ao Brasil a convite do Imperador D.

Criação do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos
Don Pedro II estava convicto em ajudar na comunicação de seu neto (ou parente). Por isso, aceitou a proposta de Huet e em 1857, no Rio de Janeiro foi fundado o IISM – Imperial Instituto dos Surdos-Mudos!

abade Charles-Michel de L'Epée

O Instituto Nacional de Surdos Mudos de Paris tem seu embrião em 1760, a partir do trabalho iniciado pelo abade Charles-Michel de L'Epée, na sociedade parisiense da segunda metade do século XVIII.

20 de dezembro de 1961

1º O conselho Federal de Educação, criado pela Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961, será instalado dentro de 15 dias de sua constituição, mediante convocação do Ministro de Estado da Educação e cultura. Art.

No dia 26 de setembro de 1857 foi inaugurado o Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES), na cidade do Rio De Janeiro. Esta foi a primeira escola para surdos em todo o Brasil e é exatamente por este motivo que o Dia Nacional dos Surdos recebe esta data.

03-04) No Brasil, o interesse de Dom Pedro II por implantar a educação dos surdos era pelo fato de possuir um neto surdo, filho da princesa Isabel, e, por desejar que ele fosse alfabetizado. Por isso, convidou o educador francês HernestHuet para dar início à Língua Brasileira de Sinais (HONORA; FRIZANCO, 2009).