Quem foi o fundador da Igreja Católica no mundo?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

A religião cristã, formada pela filosofia cristã, constituída por ensinamentos (amor, compaixão, fraternidade...) provenientes das ideias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade. É tida como a mãe de todas as igrejas da cidade de Roma e do Mundo.

Em um ambiente cheio de religiosidades orientais (culto de Mitra, o Sol Invictus) e costumes etrusco-romanos (Saturnálias), nasceu o Catolicismo, que cresceu frondoso. A arte paleocristã associou estética pagã e figura mitificada de Jesus Cristo (Mitra-Helios-Orpheus-Jesus).

A pesquisadora ressalta, contudo, que não é verdade que Pedro tenha sido o fundador da primeira comunidade cristã de Roma.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

Martinho Lutero

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

A palavra católico significa universal. Mas, nos dia de hoje, responder ao que é ser católico, além de amar a Deus, ser cristão e seguidor de Jesus Cristo, exige mais do que uma simples explicação.

Papa Francisco

Atualmente, o líder da Igreja Católica é o Papa Francisco (266º papa), eleito durante um conclave (reunião de cardeais) em 2013, com o objetivo de escolher um sucessor para o lugar deixado por Bento XVI.

Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã.

Constantino I foi imperador romano do ano 306 ao ano 337. Suas estratégias político-religiosas condu- ziram ao fim das perseguições aos cristãos e favorecimento do Cristianismo. Entre suas contribuições ao Cristianismo estão o Edito de Milão e a convocação do Concílio de Nicéia.

Santo Estêvão

Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. O seu martírio ocorreu entre o ano 31 e 36 da era cristã.

Do grego katholikós, a palavra católico é a junção de dois termos gregos kata (sobre - junto) e holos (inteiro, todo, total). A tradução corrente para o português é universal, que abrange tudo, que reúne todos. Portanto, católico designa aquilo que tem vocação de universalidade, que é universal.

Top 10 igrejas mais antigas do mundo

  • Basílica da Natividade. ...
  • Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina. ...
  • Basílica de Santa Sofia. ...
  • Igreja de São Simeão Estilita. ...
  • Catedral de Tréveris. ...
  • Igreja de Santa Maria de Sião. ...
  • Monastério de Santo Antonio.

Ser católico é fazer parte da Igreja Católica, que também considera Cristo como o messias e salvador, mas conta com doutrinas e dogmas a serem seguidos pelos fiéis. Logo, um católico é cristão, mas nem todo cristão é católico. Neste sentido, os católicos veem a religião segundo a interpretação da Igreja Católica.

São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa.

Jesus disse, então, a Pedro: "Não foi a carne e o sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus". Atentemos para o fato de que a resposta de Pedro não foi originada da sua pessoa (carne e sangue), mas de Deus.