Quem foi o filósofo mais importante da história?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Sócrates

Sócrates (469-399 a.C.), apesar de não ser o primeiro filósofo, é conhecido como o “pai da filosofia”. Foi responsável por uma mudança no modo de fazer filosofia. Dedicou-se a pensar sobre as relações humanas e a refletir sobre as condições do próprio pensamento.

Aristóteles, Platão, Maquiavel, Tales de Mileto. É provável que você conheça alguns destes nomes - talvez todos eles. Afinal, pertencem a filósofos famosos.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.

Platão (427-347 a.C.)
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

Raymundo de Farias Britto

O filósofo e escritor Raymundo de Farias Britto é considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil.

John Locke

John Locke – por muitos, ele é considerado como o pai do movimento iluminista. A obra mais conhecida do autor foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, escrito por ele em 1689.

Top 6 filósofos que mais caem no Enem. Santo Agostinho. René Descartes. Nicolau Maquiavel.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas.

Pitágoras foi a primeira pessoa no mundo a se declarar filósofo.

Descartes

Descartes é considerado o “pai da filosofia moderna” e faz parte da corrente racionalista. Thomas Hobbes (1588-1679) – empirista, defendia a ideia de que não existia representação mental e entendimento sem a prévia experiência.

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Sócrates não se interessou pela filosofia da natureza, ou da physis, mas seu ponto de partida foi o próprio ser humano. Para Sócrates todas as pessoas traziam dentro de si o conhecimento, assim como para o seu pai, a obra de arte já estava dentro do bloco de pedra, apenas lapidava para tirar de dentro o objeto.

Hypatia de Alexandria (Nascida em 350–370, falecida em 415 dC) Filósofa e cientista grega, ela foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a maior filósofa da época. Sua fama era tal que os alunos percorriam grandes distâncias para ouvi-la falar.

Os primeiros filósofos e estudiosos da filosofia vieram para o Brasil com os jesuítas. Eles trouxeram o primeiro programa de estudos baseado na filosofia grega, na educação clássica, no tomismo e na Ratio Studiorum.