Quem foi o faraó da época de Moisés?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

Amenófis

Amenófis, identificado com Belo, tornou-se faraó com a morte do pai, em 1511 a.C., reinou por dezenove anos e seis meses, morreu afogado no Mar Vermelho no dia 11 de maio de 1491 a.C. e foi sucedido por seu irmão Busíris e, mais tarde, por seus filhos Sethosis e Harmais.

Aqui temos uma das batalhas clássicas entre o bem e o mal, contada na Bíblia e na história da humanidade. Moisés confronta o Faraó dez vezes, com as pragas e a mensagem de Deus: “Deixa o meu povo ir…” (7:16).

Quéops

Em vez disso, o historiador grego Heródoto descreve Quéops como um tirano herege e cruel.

RAMSES

RAMSES: O MAIOR FARAÓ DO EGITO.

Ramsés II

14- Ramsés II (19ª dinastia), o mais famoso e poderoso dos faraós, reinou por 67 anos. Um grande construtor, mandou erguer os templos de Abu Simbel para ele e sua esposa, Nefertari. Ramsés II é conhecido por ter sido um grande rei guerreiro.

Por volta de 1100 a.C., o império egípcio foi novamente dividido em Alto e Baixo Egito. A dissolução acabou permitindo que os assírios avançassem sob o território. Em 662 a.C., o rei Assurbanipal conseguiu subjugar o politicamente combalido governo egípcio. Daí em diante, outras civilizações dominaram o Egito.

Cesarião

Cesarião foi o último faraó do Egito Antigo.
Seu nome completo era Ptolomeu XV Philopator Philometor César, e ele era, supostamente, filho de Cleópatra VII com Júlio César, embora o pai nunca tenha o reconhecido publicamente.

Quando Abraão (Gn 12.15 e seg.) foi ao Egito, o Faraó era Amenemete iii, da 12ª dinastia, segundo algumas autoridades.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

6 Assim fizeram Moisés e Aarão; como o Senhor lhes ordenara, assim fizeram. 7 E Moisés era da idade de oitenta anos, e Aarão da idade de oitenta e três anos, quando falaram a Faraó.

Não demorou muito para que o Faraó se vingasse de Moisés pelo assassinato do egípcio. Moisés fugiu para o deserto para viver como um fugitivo da justiça.

Assim, a teoria mais aceita era de que ele foi capturado em uma batalha e executado, talvez pelo próprio rei dos Hyksos. Mas há também quem acredite que ele foi morto enquanto dormia por uma conspiração dos próprios membros do palácio.

Tutancâmon foi o último faraó da 18ª dinastia do antigo Egito, e faleceu ainda na adolescência. Por ter morrido muito jovem, seu túmulo não foi tão suntuoso quanto o de outros faraós, mas foi uma importante descoberta arqueológica por ter sido uma das poucas sepulturas reais encontradas intactas.

Ramsés retorna ao Egito e conta para Nefertari o que. viu no Mar Vermelho. Ele ainda lamenta por ter. fracassado.

Descontando as redundâncias, são 170 faraós que reinaram no Egito em ao menos 30 dinastias. Normalmente, as dinastias eram divididas por hereditariedade.

Os primeiros Faraós
O poder era passado de pai para filho, mas as intrigas da corte poderiam interromper a linha de sucessão favorecendo parentes e até as famílias nobres. Como lideraram o Egito durante mais de 3000 anos é evidente que seu cotidiano variou.

Os descendentes de Jacó, segue a Bíblia, cresceram e se multiplicaram na terra dos egípcios. Tudo ia bem, até que um faraó xenófobo decide acabar com a brincadeira dos imigrantes: transforma todos os israelitas em escravos.

Conheça os 5 maiores faraós do Egito

  • Hatshepsut (1507-1458 AEC)
  • Tutmés III (1481-1425 AEC)
  • Ramsés II (1303-1213 AEC)
  • Amenhotep III (1391-1353 AEC)
  • Tutancâmon, o faraó menino. (1341-1323 AEC)

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

Hatshepsut

Hatshepsut é de entre todas a mais poderosa e mais bem sucedida mulher de toda a história egípcia.