Quem foi o Evandro do Dendê na vida real?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Evandro do Dendê existe na vida real? O personagem é fictício, mas baseado em uma figura muito conhecida das manchetes policiais. Evandro do Dendê é inspirado em Fernandinho Guarabu, um líder comunitário e dono de um dos maiores arsenais do crime do morro do Dendê, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Segundo a polícia, após a morte de Guarabu, Chapola assumiu o comando do Dendê com o traficante Mario Henrique Paranhos de Oliveira, o Neves, também foragido.

Fernando Gomes de Freitas (20 de novembro de 1978 - 27 de junho de 2019) foi um traficante de drogas da cidade do Rio de Janeiro, líder do tráfico do Morro do Dendê.

Logo após se tornar o principal traficante do Brasil, Evandro sai da prisão, mata seus inimigos e recupera as rotas do narcotráfico internacional. No entanto, foge para a Bolívia, levando sua mulher Geise (Lorena Comparato), seus filhos e sua sobrinha.

Márcio José Sabino Pereira, mais conhecido como Márcio Matemático (Rio de Janeiro, 29/01/1975 - Rio de Janeiro, 11/05/2012), foi um criminoso brasileiro, conhecido por ser traficante de drogas e homicida. Foi considerado um dos bandidos mais perigosos do Rio de Janeiro até sua morte, em 2012.

Hermes morreu ?! ser baleado pelo Evandro.

Claudio Gabriel on Instagram: “Bebeto na área. Segunda e terceira temporadas de IMPUROS, na Fox. A segunda já tá rolando. #foxpremium #impuros #bebeto”

Eduardo Speroni é um jovem ator brasileiro com experiência no teatro, cinema e televisão. Seus trabalhos mais recentes na televisão foram os personagens Bebeto em “O Sétimo Guardião” (Rede Globo) e Caim em “Genesis” (RecordTV). Também participou das séries “Sob Pressão” (Rede Globo) e “Impuros” (FOX).

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era apontado como a principal liderança do PCC nas ruas até abril de 2022.

Terceiro Comando Puro (TCP)

O Morro do Dendê é também considerado um dos quarteis generais da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), que atua na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e em alguns pontos da Zona Norte.

Assim era a vida de Marcos Vinícius dos Santos, o Chapola do Dendê, líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP), no Morro do Dendê, no Rio de Janeiro, enquanto morava em uma casa no bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Segundo sua ficha criminal, o criminoso é de "altíssima periculosidade". Depois da morte de Fernando Gomes Freitas, o Fernandinho Guaburu, em 2019, então chefe do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Chapola despontou como o homem forte do tráfico da região.

Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca, surgida no Rio de Janeiro, a partir de uma dissidência do Terceiro Comando, liderada pelos traficantes Facão e Robinho Pinga. Atualmente, é a segunda maior facção do Rio de Janeiro.

Marcos Vinícius dos Santos, conhecido como Chapola, de 39 anos, suspeito de comandar uma facção criminosa no Rio de Janeiro, foi preso em Belo Horizonte na tarde desta terça-feira (14).

Leandro Firmino e Raphael Logam posam com exclusividade para a coluna nos bastidores das gravações de “Impuros” no Uruguai, onde gravaram cenas da nova temporada da série. A produção chegará ao catálogo da plataforma Star+ no ano que vem.

Evandro escapa da cadeia e volta para o Dendê. Ao saber da fuga, Morello se anima e aceita ajuda do DEA para ser liberado da clínica e voltar à sua caçada, se afastando ainda mais de Inês. Geise se desespera com o sumiço de Airton, que acaba sequestrado, colocando todos em perigo.

Raphael Logam

A trama é ambientada nos anos 1990 e acompanha a escalada de Evandro do Dendê (Raphael Logam, indicado duas vezes ao Emmy Internacional pelo papel) ao comando do narcotráfico do Rio. Em sua ascensão, ele vive uma relação de gato e rato com o obcecado policial Morello (Rui Ricardo Diaz).

O corpo do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, apontado como chefe do tráfico nas favelas Coreia e Taquaral, em Senador Camará, e Vila Aliança, em Bangu, foi encontrado na madrugada deste sábado (12) dentro de um carro, ao lado de um colégio, próximo ao viaduto antigo de Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional. O Museu do Cairo guarda um exemplar da invenção, escrita numa tábua de argila. Seria, por assim dizer, a trisavó da calculadora eletrônica. Ou do computador.