Quem foi o Erê Joãozinho?

Perguntado por: areis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Joãozinho da Gomeia levou a dança dos Orixás para os palcos dos teatros de Salvador. Foi perseguido pelo povo de santo e por intelectuais da época. Edison Carneiro e Ruth Landes não o citaram diretamente, mas quando tratavam a questão da homossexualidade no candomblé ficava muito claro que o tinham como referência.

Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade). São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho.

Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.

A ex-deputada estadual Maria José Vellozo Lucas, mais conhecida como Mariazinha, morreu na madrugada desta segunda-feira (22), aos 90 anos.

O Erê no Candomblé, é normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano.

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Os erês realizam a comunicação entre os iniciados e os orixás. Na organização do panteão divino do candomblé, observamos que os indivíduos possuem um universo específico de orixás aos quais seguem e pedem proteção.

Aqui no Brasil o Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente, logo após a primeira incorporação do Orixá. O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

SÀNGÓ - XANGÔ: A criança de Xangô é tão popular e irradia tanta energia, que todo mundo quer se aproximar dela.

Onde estiver Ogum, lá estarão os olhos da Lei. Mesmo que seja um Caboclo de Ogum, um Exu de Ogum ou um Erê de Ogum (que são as representações do trono e atuam na mesma vibração da lei e da ordem que Ogum domina).

Erê significa brincadeira, alegria. O que é a quitanda de erê? Ritual com frutas que acontece no fim da iniciação do muzenza.

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa. Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum.

Oração aos Erês/Crianças II
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

O meio-campista Eduardo Erê, ex-jogador do Náutico, morreu aos 35, nesta sexta-feira, 19, devido a complicações de saúde após sofrer um acidente de carro. A morte foi confirmada por familiares. Erê foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu.

São pessoas comuns/jovens que, após a morte, ganharam a veneração de fieis que lhes pedem auxílio junto ao sagrado, e que são cultuadas como milagreiras em suas cidades natais. “Mariazinha” por ser exemplo de resignação e força diante uma doença e, Maria Elizabeth por realizar previsões sobre a sua própria morte.

Segundo o jornal SP Repórter, familiares informaram que a causa da morte foi uma complicação pela idade avançada, ela estava com 90 anos. Ela foi sepultada no cemitério Valle do Reis. Mariazinha é, até hoje, a mulher com mais mandatos em Taboão da Serra, foram cinco consecutivos.

já recebeu ele por três vezes mas toda vez que ele incorpora. ele incorpora chorando porque será que isso acontece e na pergunta número dois a pessoa desenterrou um ptd numa de boa lá.

Os Erês têm a missão de servir como intermediários entre as pessoas e os orixás. Como os orixás não falam, fica a cargo dos Erês estabelecer essa conexão entre a consciência humana e o inconsciente dos orixás. Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás.

Representam as crianças, são alegres, travessos, manhosos, cheios de dengo e manias. São a síntese da pureza. Geralmente são muito ligados à linha das almas ( Pretos e Pretas-velhas), sempre pedindo suas bênçãos e se referindo a eles como "Vô" e "Vó". São apegados aos seus apetrechos.

Festa de Erê – Mãe Cícera de Oxum. Entrada: gratuita. Data: 25/09.