Quem foi o descobridor do neutro?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A descoberta do nêutron aconteceu no ano de 1932 com o físico inglês James Chadwick. Utilizando a conservação da quantidade de movimento, realizou uma experiência que comprovou a existência do nêutron.

Ernest Rutherford

Prótons, partículas atômicas que foram descobertas através dos experimentos científicos de Ernest Rutherford (1871-1937) e do físico Elgen Goldstein (1850-1930).

Chadwick (Figura 1) descobriu a existência de uma partícula eletricamente neutra e com massa um pouco maior do que a do próton – o nêutron. No seu núcleo, o berílio tem quatro prótons e cinco nêutrons. Ao ser bombardeado por partículas alfa, o berílio se transforma no carbono e libera um nêutron.

A origem do neutro (nas fontes) é normalmente ligada ao BEP das instalações (portanto aterrado na origem) e, a partir daí, os condutores de neutro são mantidos isolados, acompanhando os condutores fase dos circuitos a que estão associados.

De onde surge o neutro? O condutor neutro que existe nas residências, tem a sua origem em um sistema trifásico de um transformador e para facilitar o seu entendimento, acompanhe este raciocínio. No sistema de transmissão da concessionária existem 3 cabos chegando aos transformadores e todos são cabos de fase.

Propôs a existência de um núcleo e elétrons orbitando em sua volta. O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo.

Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa. Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês. Logo que iniciou sua carreira, já realizou grandes feitos, ele conceituou a meia-vida radioativa.

elétrons

Thomson com tubos de raios catódicos mostrou que todos os átomos contêm partículas subatômicas minúsculas de carga negativa, ou elétrons.

Em 1806, na tentativa de explicar algumas leis que envolviam massas de substancias químicas, o químico inglês, John Dalton (1766 – 1844) propôs uma teoria atômica que pode ser resumida: A matéria é formada por átomos.

O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo.

No entanto, o valor conhecido atualmente da carga eletrônica só foi precisamente determinado pelo físico norte-americano Robert Andrews Millikan (1868-1953) em 1909. A descoberta rendeu a ele o prêmio Nobel de Física em 1923. Seu experimento ficou conhecido como Experimento da Gota de Óleo.

Dalton

(b) Dalton ( ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.

Arnold Sommerfeld, em 1916, fez adequações ao modelo atômico de Bohr, propondo que o movimento dos elétrons no átomo de hidrogênio seriam elípticos.

Chadwick tornou-se professor de física na Universidade de Liverpool em 1935 e, durante a Segunda Guerra Mundial, integrou o Projeto Manhattan nos Estados Unidos, desenvolvendo as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.

Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria. Na sua composição existem três quarks estáveis: dois do tipo down e um up.

Isso mesmo o condutor neutro não pode ser compartilhada mais um circuito e não pode ter seção inferior ao condutor fase sobre ter a mesma seção do condutor fase.

O neutro é um condutor fornecido pela concessionária de energia junto com a(s) fase(s) para o retorno da corrente elétrica, enquanto o “terra” é feito por uma haste metálica ligada a Terra (solo) e, o mais importante, NÃO DEVE haver corrente circulante por ele.

O símbolo do condutor neutro, aquele desprovido de tensão, também é visto como um traço vertical contínuo, com a diferença de que na extremidade superior existe uma perninha para o lado direito, formando a imagem da letra L de cabeça para baixo.