Quem foi o descobridor da Argentina?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Juan Díaz de Solís

Argentina é um país da América do Sul que sofreu com a colonização espanhola e conquistou sua independência em 1816. A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís.

Pedro de Mendoza

A cidade Autônoma de Buenos Aires foi fundada duas vezes. A primeira, em 1536, quando o colonizador espanhol Pedro de Mendoza estabeleceu o primeiro assentamento, que foi chamado de Ciudad del Espíritu Santo e Puerto de Santa María del Buen Ayre.

Militar argentino, San Martín (1778-1850) serviu o exército espanhol por mais de 20 anos, e em 1812 se insurgiu contra o governo, aderindo ao movimento de independência. Conquistou a independência da Argentina em 1816, e mais tarde a do Chile (1818) e Peru (1821).

Os problemas econômicos no governo de Raúl Alfonsín. Raul Alfonsín assumiu a presidência e já no ano seguinte, 1984, a inflação chegou a 700%. Em 1985, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e outras instituições de crédito bloquearam os novos créditos para o país. Era a falência argentina.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Apesar do território descoberto em 1516, foi só em 1816, através da Revolução de Maio e da derrubada do vice-rei espanhol, que a Argentina teve sua independência reconhecida.

O nome do país significa prata e vem da palavra "argentum", em latim, e "argénteo", em em espanhol. "No ano de 1554 aparece pela primeira vez em uma peça de cartografia a denominação de Terra Argentea", escreveu o Ministério da Defesa da Argentina em sua página na web.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

Atualmente, a composição étnica da população argentina é a seguinte: europeus meridionais 85%, eurameríndios 7%, ameríndios 0,4%, outros 7,6%.

Argentina é um país da América do Sul que sofreu com a colonização espanhola e conquistou sua independência em 1816. A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís.

1516

Quem descobriu o Uruguai? O descobrimento do Uruguai é um tema relacionado com a independência do país. O Uruguai foi descoberto pelos espanhóis em 1516, até então habitado por povos indígenas como índios charruas, chances e guaranis.

José Francisco de San Martín y Matorras foi um general argentino e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência da Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru.

príncipe D. Pedro

Assim, dentro desse contexto, quem efetivamente proclamou a independência do Brasil foi o príncipe D. Pedro quando, às margens do Riacho Ipiranga, em viagem a São Paulo, foi alcançado por um emissário da princesa Leopoldina, que levava, em mãos, o Decreto da Independência.

Luta pela independência da América Espanhola
Convencido de que a independência das Províncias Unidas do Rio da Prata não seria possível enquanto os realistas controlassem o Peru, San Martin elaborou um plano para chegar às terras peruanas por mar, através do Chile.

Brasil é 77º em lista de países mais ricos, atrás de Argentina e Venezuela.