Quem foi o criador do veganismo?

Perguntado por: smoreira . Última atualização: 1 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

De acordo com os relatos, o termo “vegan” foi cunhado em 1944 por Donald Watson, um dos fundadores da Vegan Society, que junto com outros vegetarianos estritos defendiam os direitos dos animais.

Resistência à insulina e obesidade são problemas cuja adoção de uma dieta vegana pode reverter, segundo a ciência. Uma revisão de estudos científicos mostrou que, em indivíduos obesos, uma dieta vegana realmente reduz a resistência à insulina e ainda o colesterol no sangue.

FIM DA EXPLORAÇÃO ANIMAL
O Veganismo foi criado por causa da exploração dos animais nas indústrias.

O veganismo tem como causa principal o respeito aos animais e ao meio ambiente, associado a uma dieta equilibrada que pode causar melhoras positivas na saúde dos seus adeptos, podendo ser utilizado como tratamento e de forma preventiva contra doenças crônicas não transmissíveis.

O veganismo é uma ideologia anti-crueldade e contra a dominação dos animais não-humanos, já o seu oposto – que é culturalmente predominante -, conhecido como carnismo ou anti-veganismo, legitima a exploração e o sofrimento animal em detrimento de privilégios humanos.

O veganismo no Brasil
No Brasil, o estilo de vida é difundido pelo jornalista e poeta Carlos Dias Fernandes, no livro “Proteção aos Animais”, de 1914, seguido posteriormente pelo médico higienista Flavio Maroja. Em 26 de janeiro de 1917, é fundada a Sociedade Vegetariana Brasileira, com sede no Rio de Janeiro.

O principal objetivo da pessoa vegana, é promover a chamada "libertação animal". Isso significa a exclusão do consumo de todos os tipos de animais, seja na alimentação, no vestuário, no entretenimento, etc.

O veganismo consiste em uma alimentação pobre em gordura e rica em vitaminas, fibras e minerais. Outro grande benefício é a perda de peso. Algumas pesquisas também apontam a relação entre esta dieta e redução do risco de algumas doenças como obesidade, câncer, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Dieta vegana
Deixando de lado a ingestão de qualquer tipo de produto de origem animal, 8,1 milhões de vidas seriam poupadas e as emissões de CO2 na atmosfera se reduziriam em 70%. A economia financeira seria de até US$ 1,4 trilhão por ano.

Dentro de alguns meses, uma dieta vegana bem equilibrada, com baixo teor de sal e alimentos processados, pode ter benefícios impressionantes para a saúde cardiovascular, ajudando a prevenir doenças cardíacas, derrames e reduzindo o risco de diabetes.

É possível perceber que mesmo nessa opção ainda existem benefícios: seguindo esse estilo de alimentação a partir dos 20 anos, ocorre um aumento na expectativa de vida em 6,2 anos para mulheres e 7,3 anos para homens.

Não há nenhuma pesquisa que mostre com precisão o número de veganos no país, porém fazendo uma estimativa em comparação a outros países, temos que esse número seja de aproximadamente 7 milhões de brasileiros.

Que ou quem não utiliza ou não consome produtos derivados de animais; que ou quem é adepto do veganismo (ex.: roupa vegana; os veganos só comem alimentos de origem vegetal) [Contrariamente a alguns vegetarianos, os veganos não ingerem nenhum tipo de carne, ovos, mel ou lacticínios ].

1994

O Dia do Veganismo é comemorado em todo o mundo em 1º de novembro. A data comemorativa foi criada em 1994 pelo presidente da The Vegan Society (“A Sociedade Vegana”, em tradução literal), Louise Wallis, para homenagear o aniversário de 50 anos da organização e da criação do termo “vegano”.

De acordo com essa definição ser vegano é dentro do possível e do praticável, isso significa que se você não consome nada de origem animal, não utiliza roupa de couro, lã ou seda, não utiliza produtos testados em animais e buscar ter esse cuidado, você é, sim, vegano.

Vantagens: eliminação do consumo de colesterol da dieta; combate à exploração de animais para produzir comida. Desvantagens: perdas do leite como fonte de cálcio da alimentação, de fontes de vitaminas do complexo B e de fontes de proteína de alta qualidade.

Moda consciente
Outra preocupação é o impacto causado pela indústria de moda no meio ambiente. Na linha da moda vegan, destaca-se a moda que busca conscientizar as pessoas dos impactos e repensem seus modos de consumo.

Israel

Israel tem a maior porcentagem de veganos em todo o mundo, com cerca de 5 a 8 por cento de toda a população sendo vegana. Grande parte desses veganos é habitante da capital do país, Tel Aviv.

São Paulo

São Paulo foi apontado pelo censo como o estado com maior número de veganos e vegetarianos. Na região, a cidade que mais tem pessoas que adotam esta prática é Mogi das Cruzes, seguida por Suzano e Itaquaquecetuba.

Famosos que são veganos e você nem sabia…

  • – Natalie Portman. Atriz estrelada de Hollywood, Natalie Portman iniciou o veganismo em 2011. ...
  • – Mike Tyson. Campeão do boxe, Mike Tyson é vegano desde 2009. ...
  • – Woody Harrelson. ...
  • – Xuxa Meneghel. ...
  • – Venus Williams. ...
  • – Kate Winslet. ...
  • – Brad Pitt. ...
  • – Leonardo DiCaprio.