Quem foi o criador do marxismo?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Karl Marx

Karl Marx (à esquerda) e Friedrich Engels (à direita) foram os responsáveis pela elaboração teórica do marxismo.

de 1848

Foi precisamente nesse ano de 1848 que surgiu o "Manifesto do Partido Comunista", por Karl Marx e Friedrich Engels, como programa para a já internacional Liga dos Comunistas. O "comunismo" apareceu como forma de distinguir o socialismo científico, marxista, do tal socialismo "utópico", anterior a 1848.

Os marxistas acreditam que o Estado socialista é a melhor forma de organização social, com a presença da propriedade comunitária. Assim, o socialismo é a estrutura política que o marxismo adequa para a construção de uma conjuntura social, política e econômica mais igualitária.

A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".

1. "A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa." Essa é talvez a frase mais famosa de Marx. Nela, o que está posto é uma reflexão sobre a importância de se conhecer os acontecimentos passados a fim de transformar o presente e o futuro, evitando reproduzir os erros já cometidos.

São três as principais influências de Karl Marx: as filosofias de Hegel e de Ludwig Feuerbach, e a teoria econômica de David Ricardo. Suas teorias foram incorporadas às teorias marxistas segundo a compreensão de mundo de Marx.

O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

A principal crítica feita ao marxismo na atualidade alega que este possui caráter simplista, seja na organização da sociedade em classes (capitalista e proletariado), seja nas diversas interpretações que Marx faz da interrelação direta entre os fatores sociais de consciência (como cultura, religião e política) e os da ...

Na segunda metade do século XIX, os princípios intelectuais do marxismo foram inspirados por dois filósofos alemães: Karl Marx e Friedrich Engels.

Marx foi influenciado pelo materialismo antigo, especialmente Epicuro (a quem Marx dedicou sua tese, "Diferença da filosofia natural entre Demócrito e Epicuro", 1841) pelo seu materialismo e teoria de Clinâmen que abriram um reino de liberdade.

O pensador acreditava que, se os trabalhadores se unissem, eram capazes de criarem uma sociedade sem classes. A esse grande momento de mudança Marx deu o nome de Revolução Socialista. Depois dela, segundo ele, seria possível se estabelecer uma nova ordem social mais justa e igualitária.

Sim, o marxismo conforme muitos na Igreja Católica o entendem: uma ideologia ateísta, que justificou os crimes de Stalin e as barbaridades da revolução cultural chinesa.

Economia marxista
O sistema comunista sucederia ao capitalismo como modo de produção da humanidade por meio da revolução dos trabalhadores. De acordo com a teoria marxista da crise do capitalismo, o comunismo não é uma inevitabilidade, mas uma necessidade econômica.

Como método dialético, a principal contribuição do marxismo para a prática da pesquisa no campo das ciências humanas tem a ver com a utilização, obrigatória e sistemática, da abordagem histórica, na busca de se identificarem os processos sociais em seu evolver histórico.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

Luís Carlos Prestes (Porto Alegre, 3 de janeiro de 1898 – Rio de Janeiro, 7 de março de 1990) foi um militar e político comunista brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX.

Em 1965, dada a conjuntura da Guerra Fria, principalmente devido à ameaça constante de uma segunda invasão por parte dos Estados Unidos, o Partido Unido da Revolução Socialista Cubana tomou a decisão política de se ligar ao Bloco Soviético e sofreu fortes mudanças, sendo rebatizado como Partido Comunista de Cuba.

Marx estudou Direito durante algum tempo, mas com o falecimento de seu pai, em 1838, ele decidiu ingressar no curso de Filosofia. Nesse curso, ele teve contato com as ideias de Hegel, as quais tiveram grande impacto sobre ele na juventude.

O sociólogo alemão Karl Max defendia a ideia de que a desigualdade social estava atrelada ao modo de produção capitalista. A concentração de riqueza na mão da minoria, na sua visão, não era justo e por isso argumentava que o proletariado deveria se rebelar contra o sistema e provocar mudanças socioeconômicas.

Desigualdade Social para Karl Marx
Segundo Marx, a origem da desigualdade estava na relação desigual de forças em que a burguesia, mais forte e dona dos meios de produção, explorava o trabalho do proletariado, classe social mais fraca e dona apenas de sua força de trabalho, expropriada pela burguesia.