Quem foi o criador do Egito?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Por volta de 3200 a.C., Menés (também conhecido pelos nomes “Meni”, “Narmer” e “Men”), governante do Alto Egito, realizou o processo de unificação dos dois reinos formados ao longo do Rio Nilo. Por meio desta ação se transformou no primeiro Faraó da história egípcia.

Amon-Rá

Amon-Rá ou Rá-Atum
Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo.

A civilização egípcia antiga permaneceu nas margens do rio Nilo entre os anos de 3200 a.C a 32 a.c, onde se incia o domínio romano.

Aprendemos que essas pessoas tinham baixa mortalidade infantil, alta estatura e vida longa. Homens tinham em média 170 centímetros, enquanto as mulheres tinham cerca de 160 centímetros. A maioria dos homens e das mulheres viviam além dos 40 anos, com alguns adentrando os 50 — muito tempo naquela época.

Instalada no extremo nordeste da África, numa região caracterizada pela existência de desertos e pela vasta planície do rio Nilo. A Civilização Egípcia formou-se a partir da mistura de diversos povos, entre eles, os hamíticos, os semitas e os núbios, que surgiram no Período Paleolítico.

Mas que deus era esse? Segundo as Escrituras, o pacto entre os judeus e Javé teria começado com um homem chamado Abraão, há cerca de 4 mil anos. Conta a tradição que ele foi chamado por Deus para deixar a cidade de Ur, na Mesopotâmia (atual Iraque), para fundar uma nova nação em uma terra desconhecida.

Inicialmente, era uma religião politeísta por crer em várias divindades, como forças da natureza. Com o passar dos séculos, a crença se diversificou, sendo considerada henoteísta, porque acreditava em uma divindade criadora do universo, tendo outras forças independentes, mas não iguais em poder a esta.

Deus Sol

Conhecido como Deus Sol, era um dos deuses mais importantes do panteão egípcio, e, em determinado momento da história do Egito, foi considerado de fato o mais importante deles. Nesse período, foi visto como o deus mais poderoso, criador do Universo e aquele que governava os vivos e os mortos.

O islamismo

O islamismo é a religião oficial do Egito, sendo 86% muçulmanos e os outros 13% são divididos entre cristãos e uma pequena comunidade judaica que representa 1% mais ou menos.

Os 25 nomes dos deuses egípcios. Geb, Nut, Shu, Tefnet, Amon, Rá, Anúbis, Bastet, Bes, Hapy, Hator, Hórus, Isis, Khepri, Khnum, Khonsu, Maat, Mont, Mut, Néftis, Osíris, Ptah, Seth, Sucos e Toth.

Primeiramente, a ocupação se deu em ação do Império Otomano e, mais tarde, a partir do domínio do Império Britânico, até o início do século XX. A história do Egito Moderno é datada de 1922, quando o país alcançou sua independência do Império Britânico, a partir da instalação de uma monarquia.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

O Egito representa esse mundo que, estimulando o pecado, gera escravidão e morte. A terra prometida é o céu, lugar para onde nos guiará o Cordeiro de Deus, sendo Moisés um tipo seu.

Raça existe como um conceito social e histórico, que todos sabem o que quer dizer. Vamos lembrar que os egípcios não eram uniformes: grupos variados se estabeleceram na região ao longo do tempo — de pele mais clara ao norte e mais escura ao sul, e tudo no caminho.

A altura média dos homens era de 1,59 metro e das mulheres 1,53 metro. "A altura de adultos é usada como parâmetro de tipo de vida geral", disse Rose.