Quem foi o criador do 5S?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Kaoru Ishikawa

Há controversas sobre quem foi o criador da técnica, algumas referências mencionam que ela foi desenvolvida por Hiroyuki Hirano, entretanto a maioria dos estudos apontam que o 5S surgiu das idealizações de Kaoru Ishikawa.

A Coca-Cola FEMSA Brasil implementou o método 5S em uma linha piloto de produção. Em pouco tempo, já foi possível observar resultados expressivos no foco e organização do setor.

O objetivo do 5s é aprimorar determinados aspectos, como limpeza, organização e padronização. O programa geralmente é implementado nas empresas como um plano estratégico para que os aspectos essenciais da corporação passem a apresentar melhorias, caminhando sempre em direção à qualidade total.

No Brasil, o 5S passou a ser adotado a partir da década de 1970, em grandes empresas tais como. Na década de 1990, foi a vez dos órgãos públicos desvendarem a importância da ferramenta para a melhoria contínua do trabalho e do relacionamento entre seus usuários.

O 5s, que em português foi traduzido como “cinco sensos”, vem de cinco palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina). Veja como funciona cada um desses sensos e aplique o Método 5s na sua empresa.

5S (ou Five S) são cinco termos japoneses, cada termo começando com a letra S, usados para descrever as etapas de um framework de gerenciamento visual. Em japonês, os cinco S são Seiri (Sort), Seiton (Set in Order), Seiso (Shine), Seiketsu (Standardize) e Shitsuke (Sustain).

O 5s tem por base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem estar e autodisciplina.

A metodologia 5S é focada na organização de empresas e conquista da qualidade total. O 5S é baseado em Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).

O que é o programa 5S´s
O Brasil começou em 1991. As empresas foram as primeiras a adotar a prática do programa com a finalidade de otimizar custos com a redução de desperdícios e aumentar a produtividade.

5s é uma filosofia da qualidade que busca aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. Criar um ambiente de trabalho que combata o desperdício, com organização, limpeza, ordem e padronização. Conceito: Facilitar o acesso aos itens utilizados a partir da organização.

A metodologia 5S ficou popularizada em meados de 1950. O conceito foi desenvolvido com o objetivo de melhorar as condições e e segurança no trabalho. Esse sistema foi se desenvolvendo ao longo dos anos até se tornar um dos principais pilares para empresas em todo o mundo que buscam a implantação programa 5s.

A disciplina, muitas vezes considerada ponto principal do 5S, é atingida quando cada colaborador realiza seu papel na busca por um ambiente propício. Sendo assim, é responsável por melhorar a qualidade, o desempenho, a saúde e a produtividade dentro de uma organização.

Otimiza o trabalho individual de cada colaborador, influenciando em uma melhoria na entrega de resultados. Como exemplo, colaboradores menos estressados e, por consequência, mais saudáveis; Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho.

O programa 5S pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, órgãos públicos, escolas, associações e até na vida pessoal de cada um. Sua implementação leva a um aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação, além de ser aliado dos requisitos para uma certificação ISO.

A seguir serão detalhadas algumas etapas essenciais para o sucesso da implantação do programa.

  1. Sensibilização das pessoas estratégicas. ...
  2. Formação do comitê do 5S. ...
  3. Treinamento. ...
  4. Preparativos para o Lançamento do 5S. ...
  5. Planejamento das Auditorias. ...
  6. Divulgação dos resultados de metas. ...
  7. Sistema de reconhecimento.