Quem foi o criador da Trindade?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

O Concílio de Nicéia foi o primeiro a instituir a trindade. Já em 381, em Constantinopla o credo de Nicéia foi reorganizado sob a influência de outras tendências, especialmente arianas.

Mas, do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente cristão, o termo "Trindade", para expressar a ideia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano. No início do século III, em sua obra "Adversus Praxeas" (2,4; 8,7), ele utilizou o termo latino de trinitas.

No final de sua segunda epístola aos coríntios, o Apóstolo Paulo faz esta referência, quase improvisadamente, à Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão ['ou companheirismo' 3] do Espírito Santo, sejam com vós todos” (2 Coríntios 13:13).

As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra.

Trindade ou três Deuses, Pai, Filho e Espírito Santo é uma ideia infundada devido mau entendimento das Escrituras Sagradas; trindade é um paradigma que contraria Pai E Filho dividindo a adoração, podendo haver possibilidade de escolher quem adorar, quando se adora O Filho desmerecemos O Pai uma vez que para tal temos ...

A ilha de Trinidad, avistada em 1498 por Cristóvão Colombo, foi colônia espanhola até a criação do Tratado de Amiens, de 1802, quando passou para o domínio inglês.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

A Trindade abre espaço para a existência da criação, que é “outro” de si. O Pai é motivado por puro amor a executar o ato da criação, por isso autolimita-se para dar liberdade às suas criaturas.

Almir Sater

Trindade (Gabriel Sater) em Pantanal; ator é filho de Almir Sater, que também está na trama. Com a viola nas costas e um pacto com o diabo, Trindade chegou a Pantanal para impor medo e respeito na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Além da história do personagem, outro fato chama atenção entre as duas versões de 'Pantanal': Gabriel Sater interpreta Trindade assim como o pai, Almir Sater, o fez em 1990.

O conceito da Trindade resume a doutrina fundamental da Igreja Católica: Deus é Um e Único e, no entanto, nele coexistem três Pessoas iguais e distintas.

“O Pai não provém de nenhuma Pessoa; o Filho é gerado pelo Pai; o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. São essas relações de origem, relações de oposição, que distinguem uma Pessoa da outra.

Ao dizermos “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, estamos dizendo o mesmo que “Em nome de Deus”. Quando digo “Deus” estou me referenciando à Trindade. Não é correto dizer apenas “Deus Pai”, ou “Deus Filho”, nem “Deus Espírito Santo”. Deus é “Pai, Filho e Espírito Santo”.

O Pai Celestial, Jesus Cristo e o Espírito Santo são três seres separados, mas unidos em propósito.