Quem foi o criador da literatura?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os primeiros documentos escritos que se podem considerar literatura provêm da dinastia Zhou. O primeiro e grande autor de táticas militares e estratégia foi Sun Tzu com A Arte da Guerra, um autor tão estudado e lido ainda hoje, tanto quanto o estrategista Clausewitz.

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

A Literatura escrita surgiu na Antiguidade. Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.

Lobato

Lobato se dedicou à literatura para crianças: escreveu 26 livros. Mas também foi jornalista, tradutor, editor e empresário. Chegou a fundar a própria editora, mas faliu.

Esta, por conseguinte, não sendo uma constante através dos tempos, teria “aparecido” por volta da segunda metade do século XVIII ou mesmo início do XIX, sincronizada com o surgimento da própria palavra literatura, especialmente então inventada para designar aquele novo tipo de discurso (cf., entre outras, como ...

O primeiro livro do mundo que se tem registro são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia. Esse livro foi escrito em cerâmica e pedra, como era o costume na época. Já o primeiro livro impresso só foi possível graças a Gutenberg, um inventor alemão do século XV.

Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.

Esse movimento corresponde ao nascimento da literatura brasileira. O marco inicial é o poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira. Mas é Gregório de Matos o maior representante do gênero.

Enreduana era o nome dela. Sacerdotisa, poeta, filósofa, considerada a primeira escritora do mundo. Nasceu em 2.300 a.C, na Mesopotâmia.

Então, isso responde aos outros questionamentos, para caráter de estudo e pesquisa, a carta de Caminha é o primeiro registro literário produzido em terras brasileiras, portanto, o início da literatura nacional.

Trovadorismo

Trovadorismo - Foi o primeiro movimento dentro das escolas literárias. O trovadorismo se baseou na literatura e poesia, durante o século XI, na idade média. Teve início na Europa, e deu o ponta pé inicial para as seguintes manifestações literárias.

A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

No Brasil, a literatura infantil chega mais tarde, inicialmente com adaptações de textos europeus feitos, por Alberto Figueiredo Pimentel, e só a partir de 1922, surge uma produção própria, pelas mãos de Monteiro Lobato.

A Literatura Infantil tem sua história a partir no início do século XVIII. Primeiramente na França e, difundindo-se na Inglaterra, a Literatura Infantil, como o próprio termo diz, é uma Literatura voltada para a criança. Antes disso, as crianças tinham que acompanhar a vida social e cultural do adulto.

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima.

Texto literário é o texto que tem uma função estética e artística. Ele não é prático, como um manual de instruções ou uma receita, mas busca outros objetivos de expressão.