Quem foi o cigano Ramires?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O cigano Ramires é filho do velho Cigano Bergem com a jovem Cigana Gênova. Ele possui uma irmã mais velha, a Huélva e em junho de 1580 o pequeno Cigano Ramires veio ao mundo. Era um menino bonito, de pele morena clara e olhos esverdeados. A família vivia em perfeita harmonia.

O Cigano Ramiro foi um comerciante que criava cavalos e negociava tapetes e joias. O Cigano Ramiro conhecia bem as magias ciganas. Diferente de outros homens ciganos, o Cigano Ramiro conhecia muito bem a magia dos oráculos e das forças da natureza.

Quem foi o verdadeiro cigano Juan? O Cigano Juan foi um homem espanhol muito vaidoso. Sempre preocupado com a sua aparência, ele se apresentava sempre com chapéu de veludo, coletes bordados, muitos anéis e cordões com pedras no pescoço. Sempre que vem à Terra, ele pede um copo de vinho tinto em taça alumínio.

10 – Ciganos famosos
Apesar dos ciganos terem pouca representatividade nos veículos de comunicação, existiram e existem muitas pessoas ciganas famosas como Elvis Presley, Charlie Chaplin, Michael Caine, Pablo Picasso, Shayne Ward, o presidente brasileiro Juscelino Kubitscheck.

Pablo

Pablo O cigano do ouro Histórias do povo zíngaro
Pablo ficou conhecido como cigano do ouro, porque em uma época de muita necessidade de seu povo, que tinham sido assaltados na estrada, Pablo por pura sorte encontrou uma mina de ouro em uma caverna, assim suprindo todas as necessidades de sua tribo.

Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam. Desta maneira encontramos ciganos católicos, ortodoxos, evangélicos, espíritas e muçulmanos. Entre os católicos ciganos é grande a devoção em torno a Santa Sara de Kali, que teria sido amparada por ciganos, no sul da França.

Santa Sara Cali

A santa protetora do povo cigano é Santa Sara Cali. Na Umbanda, atuam visando o progresso espiritual e prosperidade na vida do ser.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

Existem muitas especulações em torno da origem dos ciganos, mas de acordo com Ivatts (1975) e Guimarais (2012), a teoria mais aceitável é que são descendentes de uma casta de militares da Índia, que saíram em diáspora por volta do ano 1000 rumo ao oeste, motivados por uma série de invasões islâmicas.

O passado nômade é algo recorrente no processo identitário aos ciganos, pois quando falam sobre o que é ser cigano já remetem a essa característica. Acreditam inclusive que sua origem está no nomadismo, pois assim eles se espalharam pelo mundo, vieram para o Brasil e para a cidade em que vivem.

Os três dialetos têm a mesma origem indiana, e o Brasil recebeu ciganos desses três grupos, sendo que existem diversos clãs dentro destes grupos. No Brasil, os primeiros ciganos a chegar vieram de Portugal, no ano de 1574, como explica Yáscara Guelpa.

Alguns ciganos vivem fora da lei no Brasil. Isso acontece quando ocupam terrenos de maneira ilegal, não possuem documentos, não votam e não pagam impostos como os demais cidadãos.

O espírito cigano de Pablo é uma ótima base para que médiuns de Umbanda vejam seus ciganos com outros olhos.

No Brasil, cerca de 800 mil a um milhão de pessoas se identificam como ciganos, de acordo com IBGE. A comunidade em Minas Gerais está representada, em sua maioria, pela etnia Calon. É a mais numerosa e a primeira a chegar ao país, no século XVI, como degredados de Portugal.

Peras

Peras: são as frutas preferidas dos ciganos, junto com as maçãs. Entre os persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte. Por isso a pera também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta.

Caracterizados pelo nomadismo, o modo de vida dos ciganos e suas condições de subsistência são sempre determinados pelo país em que se encontram: os mais ricos são os ciganos suecos e os mais pobres encontram-se nos Bálcãs e no sul da Espanha.

Lachin ugin, 'Boa sorte!';

Estrela de seis pontas
Também conhecida como estrela cigana e estrela de Davi, é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está acima e o que está abaixo. Representa sucesso e evolução interior.