Quem foi o cara que colocou letras na matemática?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

François Viète nasceu em 1540, na França, e morreu em 1603. Apaixonado por álgebra, esse matemático francês foi responsável pela introdução da primeira notação algébrica sistematizada, além de contribuir para a teoria das equações.

Porém, os números que usamos foram criados pelos indianos, no Norte da Índia, em meados do século V da era cristã. As primeiras inscrições aparecem aproximadamente da forma como escrevemos. Descobriram as posições de se colocar os mesmos para formar os números maiores.

O primeiro indício do uso de equações está relacionado, aproximadamente, ao ano de 1650 a.C., no documento denominado Papiro de Rhind, adquirido por Alexander Henry Rhind, na cidade de Luxor - Egito, em 1858.

NA ÁLGEBRA USAMOS LETRAS PARA REPRESENTAR NÚMEROS DESCONHECIDOS. ESTES NÚMEROS SÃO CHAMADOS DE VARIÁVEIS (PORQUE SEUS VALORES PODEM MUDAR) OU INCÓGNITAS (POIS SEU VALOR É DESCONHECIDO). AS LETRAS MAIS USADAS PARA SUBSTITUIR OS NÚMEROS SÃO: X ; Y ; Z ; A ; B ; C.

Em matemática chamamos usamos letras do alfabeto, geralmente, para representar números desconhecidos. Elas são chamadas de incógnitas, na áera matemática.

O sistema utilizado pode ser resumido da seguinte maneira: 1 - A, J, S. 2 - B, K, T. 3 - C, L, U.

O alfabeto, tal qual o utilizamos hoje, é o legado de várias culturas a partir da necessidade de registro dos sons das palavras e passou por várias transições. As primeiras representações das palavras são atribuídas a um povo semita que vivia perto do Egito há cerca de 5,5 mil anos.

Letras substituem valores iguais
O procedimento, como você viu, é simples: para somar números que acompanham incógnitas, basta somá-los, normalmente (desde que as incógnitas sejam iguais).

Al-Khwarizmi

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação | IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

Karl Friedrich Gauss

Matemático, astrónomo e físico alemão, criador da geometria diferencial, conhecido como o "Príncipe dos Matemáticos", a ele se devem importantíssimos estudos de matemática, física, geometria e astronomia.

O desenvolvimento da álgebra se deu pela necessidade de resolver problemas com variáveis desconhecidas.

Aristóteles

E quanto ao conceito de zero como representação do nada? Aqui, o mérito terá de ser atribuído aos antigos gregos. Mais especificamente, foi o grande Aristóteles (384-322 a.C.), o mais famoso filósofo que jamais viveu, quem primeiro escreveu clara- mente sobre o zero enquanto conceito matemático.

Historiadores acreditam que os números surgiram antes da escrita por uma necessidade prática de contar a produção agrícola (frutas, verduras, hortaliças, cereais, etc). O primeiro registro que temos sobre o número 1 é a representação por um traço em ossos, encontrados no Congo e com idade estimada em 20 mil anos.

Esse estudo remonta aos primórdios da história, na Mesopotâmia e no Egito, mas alcançou novo patamar a partir do filósofo e matemático grego Tales de Mileto, o primeiro indivíduo na história a quem se atribuem descobertas matemáticas. Há dois teoremas com o nome de Tales na geometria, ambos sobre triângulos.

Bhaskara (1114-1185) foi um matemático, astrólogo, astrônomo e professor indiano. Se tornou conhecido por ter criado a fórmula matemática aplicada na equação de 2° grau, embora haja controvérsias quanto a esse fato.

Al-Khwarizmi

No século IX, Al-Khwarizmi deu início à chamada álgebra geométrica com um método que comprova geometricamente que um número positivo é raiz de uma equação do segundo grau.