Quem foi o autor do Salmo 149?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O salmo 149 também faz parte dos salmos de conclusão do livro. Este salmo apresenta alguns desafios de interpretação: não sabemos de quem é a autoria, em qual momento foi escrito nem temos uma estrutura poética muito clara. De qualquer forma, certamente, nos traz muitos ensinamentos.

Este versículo em outras versões da Bíblia
3 Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa. 3 Louvem o seu nome com flauta, cantem-lhe o seu louvor com adufe e harpa.

“Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.” Ou seja, louvai-o no céus e na Terra. Isso se conecta bastante com o que vimos no estudo do Salmo 148, onde falamos sobre o louvor desde o céu e o louvor desde a Terra.

O que o salmista está dizendo é que o homem justo está constantemente meditando nas Escrituras, isto é, pensando e recitando para si mesmo a Palavra de Deus. W. Wiersbe diz que se falarmos com o Senhor sobre a Palavra, a Palavra falará conosco sobre o Senhor.

LIVRO DE SALMOS. 1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

O livro de Salmos é um conjunto de poemas escritos por várias pessoas diferentes. O autor mais conhecido, que escreveu mais salmos, é o rei Davi. O livro de Salmos é um hinário com as melhores canções para Deus, escritos pelos israelitas ao longo de vários séculos.

Salmo 150

O Salmo 150 é o 150.º e último salmo do Livro dos Salmos. O Livro dos Salmos faz parte da terceira seção da Bíblia hebraica, e é um livro do Antigo Testamento cristão.

Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

Em Salmos 24, aprendemos o que realmente significa permanecer em lugares santos. 3 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”.

Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.

LOUVAR está ligado ao elogio ou exaltação que damos a Deus, numa espontânea manifestação de alegria; ADORAR está ligado à nossa atitude de cultuar, que deve ser a expressão de um coração sincero e verdadeiro.

E Deus deu ao firmamento o nome de Céu. E fez-se a tarde e a manhã do segundo dia. Deus disse: reunam-se as águas que estão sob o céu, em um lugar, e que apareça o seco. E isso se fez assim.

Louvor é o ato de enaltecer e glorificar algo ou alguma coisa; exaltar a ação de alguém ou de uma divindade. O uso da palavra "louvor" pode ser empregado em frases que representam situações de glória ou orgulho ao cumprir e realizar determinada tarefa ou ação.

Passarinheiro geralmente ficava de longe, colocava uma isca ou algum tipo de atrativo. em alguma área específica. Quando o pássaro se aproximava para pegar a isca, passarinheiro puxava rapidamente o laço, capturando pássaro pelo pescoço ou pela perna. O laço ele era colocado de forma bem discreta.

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos.

Origem etimológica:latim impius, -a, -um, que falta aos deveres de piedade, sacrílego, sem respeito pelos deuses.

“Sete vezes no dia eu Te louvo” (verso 164). Davi descobriu que louvar a Deus pela manhã e ao final da tarde, não era suficiente.

“1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.