Quem foi o autor de Cantares?

Perguntado por: iinfante9 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O primeiro versículo indica que Salomão escreveu o Livro de Cantares de Salomão e estes cânticos foram selecionados entre os 1.005 que ele teria escrito “Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco” (1Rs 4:32), provavelmente durante a primeira fase de seu reinado.

Propósito: O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus.

O Cântico dos Cânticos é fundamentalmente um canto de amor, de paixão, mas não um amor efêmero: fala-se de um noivo e de uma noiva. E a característica que talvez torne o amor tão sublime é justamente porque se trata de um amor de eleição, de escolha, um amor que como diz o Cântico é “forte como a morte”.

1. Formar com a voz sons musicais. 2. [Por extensão] Fazer ruído contínuo e cadenciado, mas não molesto.

Com isso o período de sua composição estimado é de 965 AC. Ao longo de oito capítulos, os Cantares de Salomão trazem poemas líricos de amor, escrito para exaltar as virtudes do casamento, e do amor entre o marido e sua esposa.

Sulamita era uma mulher muito formosa, a preferida do Rei Salomão. Ela é a personagem principal do livro Cantares de Salomão, da Bíblia. No livro ela é chamada de amada e descrita como uma mulher mais bela entre todas as mulheres (Cantares 1:8; 4: 1-7; 6:4).

“O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém” (v.

8 Sessenta são as rainhas, e oitenta, as concubinas, e as virgens, sem número. 9 Porém uma é a minha pomba, a minha perfeita, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; vendo-a, as filhas a chamarão bem-aventurada, as rainhas e as concubinas a louvarão.

Famoso por ter governado Israel durante quarenta anos, Salomão escreveu cerca de mil cânticose três mil provérbios.

São estimados em 1 005 os cânticos escritos pelo rei Salomão. Acredita-se que é de sua autoria os livros bíblicos Eclesiastes, Provérbios e “Cântico dos Cânticos”, além do "Salmo 127".

Cantares de Salomão 4. Canção que descreve a beleza da bem-amada do poeta.

A palavra chave aqui é “como”. Naturalmente, ela desejava que seu amado seja realmente seu irmão, mas somente que ela tivesse a liberdade de beijá-lo em público e ir na companhia dele a qualquer lugar, sem atrair comentários. Bíblia de Genebra.

"Anelar", como ensina o Aurélio, é "desejar com ardor". Não tenho certeza onde você encontrou uma citação parecida na Bíblia. Parece o contexto do Cântico dos Cânticos...

7 Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.

O Cântico exalta o amor conjugal, a fidelidade e a beleza física, sendo um texto carregado de lirismo e com um indiscutível teor erótico. O livro tem sido objeto de inúmeras e díspares interpretações ao longo da história, e até mesmo a sua sacralidade é posta em dúvida.

Em Cânticos 1 vemos que o amado e amada declaram que o amor é melhor do que o vinho e mais marcante. O amor verdadeiro é duradouro, permanente. O que o amado e a amada nos ensinam, é que o amor entre o homem e a mulher deve ser celebrado. Deve ser carregado ade alegria, prazer, companheirismo, satisfação.

Em Cânticos 4 vemos que o casal, com uma linguagem figurada, escrevem o momento de intimidade entre eles. Ambos se utilizam de figuras para descrever a beleza e o valor, um do outro. É algo muito bonito! Vemos que a amada, era uma fonte de refrigério para Salomão, um manancial.

Em Cânticos 3 muitos estudiosos concordam que a amada teve um sonho perturbador, onde não sabia por onde estava seu amado e ficou muito aflita por isso. Isso nos mostra que devemos ter um cuidado constante com os nossos cônjuges. O bem estar físico, espiritual e emocional deles devem ser prioridade.