Quem foi o autor da bandeira do Brasil?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Nossa bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares. A inspiração foi a Bandeira do Império, nossa oitava bandeira, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret em 1822.

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.

Primeira bandeira do Brasil
A criação da bandeira do Brasil foi ratificada pelo decreto de d. Pedro (ainda não havia sido aclamado e coroado imperador), em 18 de setembro de 1822. As cores da bandeira foram escolhidas por d. Pedro, e o desenho da bandeira foi obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret.

retângulo verde: deixa de simbolizar os Braganças para representar as matas brasileiras. losango amarelo: deixa de simbolizar os Habsburgos para representar o ouro do Brasil. círculo azul: representa o céu brasileiro no dia do golpe republicano (15 de novembro de 1889), cada estrela refere-se a um Estado.

A bandeira do Brasil constitui a bandeira nacional da República Federativa do Brasil. É composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes.

verde - representa a vegetação brasileira; amarelo - representa o ouro e as riquezas; azul - representa o céu e os rios brasileiros; branco - representa o desejo pela paz.

A primeira das 12 bandeiras históricas já utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.

A estrela Spica, por exemplo, se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que naquele ano correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

Chamada de Bandeira Imperial, a primeira da história brasileira em verde e amarelo tinha presentes os ramos de café e tabaco e a coroa imperial, que mostrava que o país estava sob o comando de Dom Pedro I.

Existem 27 estrelas na esfera azul celeste da bandeira nacional. Cada uma delas representa um estado da federação. Elas estão posicionadas de forma fidedigna com relação às nove constelações que foram avistadas no dia 15 de novembro de 1889.

A intenção da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias.

Um nome que chama a atenção é "Vermelho como uma brasa". Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.

Desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, a bandeira do Brasil Império, de formato retangular e com fundo verde, tinha no centro um losango amarelo; dentro dele, o brasão nacional. O distintivo consistia em um escudo verde, tendo ao centro a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo (em vermelho).