Quem foi o amigo de Davi que o traiu?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Aitofel

Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor anônimo mencionado por David no Salmo 55:, que, como ele, era seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel.

Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Ao se encontrar com Davi, Ziba aproveitou para acusar falsamente Mefibosete de traição. Ele disse que o filho de Jônatas havia abandonado o rei e apoiado de certa forma a revolta ao trono. Segundo Ziba, o neto de Saul estava esperançoso em poder assumir até mesmo o trono de Israel (2 Samuel 16:3).

Aitofel cometeu suicídio, porque tinha um conflito malresolvido. Todo conflito malresolvido termina mal. Em 2 Samuel, capítulo 16, verso 23, diz assim: “O conselho que Aitofel dava, naqueles dias, era como resposta de Deus a uma consulta; tal era o conselho de Aitofel, tanto para Davi como para Absalão”.

Eliam

Quileabe

Após o ato consumado, o israelita é castigado por seu ato e sofre uma terrível perda. O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados.

Após a morte de Davi, que é descrita no segundo capítulo do livro, Bate-Seba continua viva e aparece em mais algumas passagens. Durante o tempo em que ficou casada com Davi, Bate-Seba teve cinco filhos, mas apenas quatro deles sobreviveram ao parto e são citados por nome na Bíblia.

Davi é bondoso com Mefibosete por causa de Jônatas |Reis.

Ao ouvir o que sofreria por não ter obedecido à palavra do Senhor, mas ter andado conforme o seu próprio coração, Davi ficaria desesperado e um forte sentimento de dependência de Deus brotaria em sua alma. Isso o aproximaria novamente do Senhor e abriria as portas para a sua restauração.

Sabe o que aconteceu? Davi teve que escolher : “Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra?

Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa” (2Samuel 9.9-10). Davi criou um local de trabalho acessível para Mefi. Dessa forma, Mefi poderia obter recursos, sustentar-se e viver com dignidade entre seu povo. De forma estratégica, Davi ajudou Mefi, concedendo-lhe a propriedade de Saul que pertencia a Davi por direito.

32 Mas Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi, disse: Não pense o meu senhor que mataram todos os seus filhos. Somente Amnom foi morto. Essa era a intenção de Absalão desde o dia em que Amnom violentou Tamar, irmã dele.

Mefibosete era, portanto, neto de Saul. Quando Saul morreu, Mefibosete tinha apenas cinco anos. As notícias da morte de Saul, naturalmente, alarmaram toda a família. A cuidadora de Mefibosete se apressou em fugir para o proteger, mas o derrubou no chão, fazendo com que ele se tornasse aleijado de ambos os pés.

1- Filisteus: contra os quais Davi lutava, especialmente nos dias de Saul, dos quais Golias é o mais famoso.

Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar.

Apesar de abatido, Davi continuava a amar Absalão e após cerca de três anos de “negociações” entre ele (Absalão) e Joabe (um servo de confiança do rei Davi, lider dos soldados), houve uma reaproximação entre pai e filho.

Continuar lendo Qual esposa traiu Davi?