Quem foi o 1 escritor considerado brasileiro?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

O primeiro documento existente que possa ser considerado literatura brasileira é a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita por Pero Vaz de Caminha a Manuel I de Portugal e que continha uma descrição de como o território brasileiro parecia em 1500.

Confira! Considerado por muitos críticos, estudiosos e leitores como um dos maiores ou o maior nome da literatura brasileira, Machado de Assis é autor de grandes clássicos literárias como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Alienista, Quincas Borba, A Cartomante e O Espelho.

Enheduanna é nada menos que o primeiro escritor registrado pela história.

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

Paulo Coelho

Paulo Coelho venceu as barreiras contra escritores brasileiros e hoje é um dos mais lidos do mundo. Foto: Página do Facebook de Paulo Coelho. | Foto: Nunca se imprimiu tantos livros como nos últimos anos.

O primeiro livro do mundo que se tem registro são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia. Esse livro foi escrito em cerâmica e pedra, como era o costume na época. Já o primeiro livro impresso só foi possível graças a Gutenberg, um inventor alemão do século XV.

Itamar Vieira Junior

O lavrador
Itamar Vieira Junior é o escritor brasileiro vivo mais vendido e premiado no Brasil, hoje.

Machado de Assis
O escritor conhecido como Bruxo do Cosme Velho é o maior nome da literatura no Brasil e na Estante Virtual é disparado o autor mais vendido.

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

a Bíblia

Além de ser o livro mais vendido, a Bíblia também é o livro mais traduzido e distribuído em todo o mundo, com versões em centenas de idiomas.

Comemora-se, em 21 de junho, 177 anos de Machado de Assis
Suas contribuições para praticamente todos os gêneros literários fizeram com que fosse unanimemente considerado o maior nome da literatura nacional.

Gabriel García Márquez
Além de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, citado no início desta reportagem, estão no topo das vendas ainda nos dias atuais obras como Um Conto de Duas Cidades (200 milhões de exemplares), de Charles Dickens, O Pequeno Príncipe (140 milhões), de Antoine de Saint-Exupéry.

Ryoki Inoue

O Guinness reconhece, desde 1993, o ex-médico Ryoki Inoue como o romancista mais prolífico do mundo. Sua carreira literária teve início em 1986 e, em 31 anos de atividade, ele já publicou mais de 1.100 livros, assinando-os com 39 nomes diferentes.

O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro!

Contos da Carochinha, de Alberto Figueiredo Pimentel, compilação de 61 contos populares de vários países, entre eles alguns de Perrault, foi o primeiro livro infantil aparecido em português, em 1896.