Quem foi Nefertiti e Cleópatra?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Adorada como deusa e sacerdotisa de uma nova religião, Nefertiti é, sem dúvida, uma das figuras mais emblemáticas do Egito Antigo. Exercendo um poder e influência quase tão grande quanto de Cleópatra, a rainha se tornou alvo de fascínio por sua tumba desaparecida, seus feitos e sua beleza incomparável.

A rainha teve grande importância na disseminação do culto monoteísta junto ao seu marido, pois era uma das únicas que podia reverenciar e interceder diretamente com o rei-sol Athon.

Cleópatra Thea Philopator ou, simplesmente, Cleópatra 7ª (69-30 a.C.) nasceu em Alexandria, a então capital do Egito. Filha de Ptolomeu 12 e Cleópatra 5ª, teve cinco irmãos: dois homens, Ptolomeu 13 e Ptolomeu 14, com quem se casou, um de cada vez, e três mulheres, Trifena, Berenice e Arsínoe.

Um dos grandes mistérios do Egito Antigo pode ter sido enfim desvendado: no último mês, o arqueólogo Nicholas Reeves, da Universidade do Arizona (EUA), afirmou ter informações suficientes para acreditar que a rainha Nefertiti esteja sepultada dentro da tumba do faraó Tutancâmon, que é, provavelmente, seu enteado.

Por volta de 1334, a presença de Nefertiti torna-se nebulosa. Não foi encontrada qualquer representação dela ou referências escritas a partir desse momento. O que aconteceu? Uma possibilidade é que a Grande Esposa Real possa ter falecido vítima da praga que assolou o Mediterrâneo no reinado de Akhenaton.

O maior poder de sedução de Cleópatra estava, provavelmente, no “conhecimento de como se fazer agradável a todos”, conforme conta Schiff. Estima-se que ela podia ler em dez ou 12 línguas e conduzir seus encontros diplomáticos na língua de seus interlocutores.

egípcia

A rainha egípcia Cleópatra era, em parte, africana, de acordo com uma equipe de pesquisadores do Instituto Arqueológico Austríaco.

Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II (1926-2022)
Teve de assumir o trono após a morte do pai e passou por grandes transformações históricas, como as consequências da Segunda Guerra Mundial (1939 1945), a Guerra das Malvinas (1982), conflitos na Irlanda do Norte e outros.

– RAINHA NEFERTITI
A imagem da rainha serve como o símbolo do poder feminino, do progresso e da prosperidade, uma vez que Nefertiti trouxe o monoteísmo para o Egito. Ela é considerada por muitos, a mulher mais poderosa da história egípcia, que liderou uma revolução religiosa.

Portanto, antes daquela que governou com maestria a 7ª Dinastia e que paira no imaginário popular como a última grande faraó do Egito, existiram seis mulheres poderosas que também carregavam esse nome. A primeira Cleópatra de que temos notícia se tornou rainha do Egito em 193 a.C., através do casamento com Ptolomeu 5.

Uma outra teoria é que Tutmés, o artista que fez o busto, teria se apaixonado por Nefertiti e, supostamente, ele teria sido rejeitado. Assim, ele teria deixado seu olho branco, na peça que criou, como um símbolo de que a rainha era incapaz de enxergar o amor do artista.

Resumo sobre Cleópatra
Era filha de Ptolomeu XII, sendo parte da dinastia ptolomaica. Era culturalmente grega, sendo que o grego era o seu idioma nativo. Foi rainha do Egito de 51 a.C. a 30 a.C, sendo também a última governante dessa civilização. Teve romances com Júlio César e com Marco Antônio.

  • Cleópatra Selene II
  • Ptolemeu XV Cesarião
  • Ptolemeu Filadelfo
  • Alexandre Hélio

Ptolemeu XV Filópator Filómetor Cesarião

Ptolemeu XV Filópator Filómetor Cesarião (do latim Caesarion, "pequeno César"; 23 de junho de 47 — agosto de 30 a.C.) foi o último faraó da dinastia ptolemaica do Egito Antigo.
...

Nefertiti foi uma rainha do Egito da XVIII dinastia. Foi casada com o faraó do Novo Império, Amenófes IV. Juntos empreenderam uma revolução religiosa e passaram a adorar apenas um deus Aton, simbolizado pelo disco solar. Nefertiti nasceu provavelmente em 1370 a.

No objeto não existe uma identificação nominal que indique que seja Nefertiti, mas o que a identifica como tal é a sua “Coroa Azul”, amplamente utilizada por esta governante.

Assim, Nefertiti pelo seu carisma e empatia, se tornou muito querida pela população. Assim, mesmo contra os sacerdotes egípcios, o culto de Aton ganhava popularidade. Além disso, a beleza que a rainha possuía, aliada como grande poder que ela adquiriu, tornou ela umas das mulheres mais poderosas da história.