Quem foi nau na Bíblia?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Naum profetizou no século sétimo a.C., aproximadamente na mesma época de Sofonias e Jeremias. Cada um desses profetas relatou seu ponto de vista dos anos subsequentes à conquista de Judá pela Babilônia.

O arrependimento de Nínive
Depois que Jonas cumpriu sua missão e da boca de Deus anunciou a destruição que viria a Nínive em resposta aos seus maus caminhos perante o Senhor, aquele povo se arrependeu. Diferente do que às vezes entendemos. Arrependimento não é sentimento de culpa.

Elcós, Israel

Elcós é uma moshav ao norte de Israel. Localizada próxima a Ma'alot-Tarshiha e a froteria libanesa, ela cai na jurisdição do Conselho Regional de Ma'ale Yosef. Em 2006 tinha uma população de 348 habitantes.

Mossul

Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.

A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.

Os ninivitas adoravam muitas divindades. Entre elas, havia Dagom, ídolo metade homem, metade peixe. Além disso, na antiga língua acadiana, o nome Nínive tem relação com a palavra peixe.

Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo.

O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.

Em certos períodos da história dos ninivitas, parece ter sido comum entre eles algumas práticas de tortura como: furar os olhos, esfolar vivos e arrancar partes dos corpos de seus prisioneiros (principalmente orelhas e narizes). Além da violência física, a injustiça social também era outra marca dos ninivitas.

Jonas 3—Jonas profetiza a queda de Nínive. O povo arrepende-se e a cidade é salva. (Observação: Jonas 3:9–10 diz que Deus se arrependeu do mal que havia dito que faria ao povo de Nínive.

três dias

O jejum de três dias de Nínive comemora os três dias que o Profeta Jonas passou dentro da barriga do Grande Peixe e o subsequente jejum e arrependimento dos ninivitas na mensagem de aviso do profeta Jonas, de acordo com a Bíblia.

Jonas

Jonas foi um profeta. O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles.

Deus repetiu a mesma ordem que havia dado para Jonas no início do livro, mandando que o profeta pregasse na cidade de Nínive (Jonas 3:1-2). Ele foi encarregado de pregar a mensagem que Deus lhe daria, enfatizando a importância da palavra do Senhor.

Há, porém, uma diferença enorme entre estes dois livros. Jonas levou uma mensagem que causou o arrependimento do povo de Nínive e, consequentemente, resultou na misericórdia de Deus em poupar a cidade. Naum, porém, transmitiu a sentença divina contra a cidade depravada, uma profecia cumprida poucos anos depois.

Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída."

Senaqueribe

Quando Deus mandou o israelita Jonas pregar em Nínive, a cidade ocupava um lugar importante no império assírio. Algumas décadas depois de Jonas, o rei Senaqueribe estabeleceu Nínive como capital do império. Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome.

Nínive é referida como uma cidade edificada por Ninrode, “poderoso caçador” e um dos descendentes de Cam, filho de Noé (Gên. 10:11).

Quando e Onde Ele Foi Escrito? Não se sabe ao certo quando o livro de Jonas foi escrito. No entanto, Jonas ministrou e profetizou durante o reinado do rei Jeroboão II, de Israel, que durou aproximadamente de 790 a.C. a 749 a.C. (ver II Reis 14:23–25; ver também Cronologia da Bíblia, na Bíblia SUD em inglês).

Dentre os 120.000 habitantes, só seria contado os homens e se colocarmos no senso as mulheres e crianças, a população de Nínive estaria estimada em, aproximadamente, 600.000 habitantes33.

Társis é o lugar de fuga. Nínive é o lugar da obediência, da revelação da vontade de Deus para nós.

Significado de ninivita
Relativo a Nínive. Habitante de Nínive. Systema de escrita cuneiforme, usada em Nínive.