Quem foi na Bíblia que teve depressão?

Perguntado por: ubaptista6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

A Bíblia relata em Mateus 8:23 que os discípulos de Cristo viveram momentos de ansiedade e preocupação. Jesus estava no barco dormindo quando sobreveio uma grande tempestade, os discípulos ficaram atônitos e perguntaram ao Mestre, salva-nos se não vamos perecer e Jesus falou Homens de pequena Fe!

Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.

Deus lhe dá o caminho e toda a instrução, além de mostrar a ele, que não estava sozinho naquela situação, que outros milhares de pessoas sentiam as mesmas dores e tinham os mesmos medos, passavam pelas mesmas lutas. Olhar para fora da caverna ressignifica o sofrimento de Elias e lhe dá um novo sentido para viver.

O Senhor não se separa mais de nós, Ele está entre nós; e quando experimentamos Sua Páscoa, os frutos da Sua Ressurreição em nossa vida, não permitimos, de forma nenhuma, que a tristeza tenha a última palavra em nossa vida!

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A história de Gideão pode ser encontrada no livro de Juízes, no Antigo Testamento. Este homem, cuja história é bastante conhecida e admirada, tinha temperamento fleumático – o que pode ser percebido ao mostrar-se inseguro ao longo de sua história.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

A ansiedade espiritual, é uma das formas dos desequilíbrios do orí (cabeça). Diferente da ansiedade patológica em que o medo e a insegurança norteiam a pessoa.

Afinal, a angústia existe desde o Antigo Testamento, quando um ensinamento precioso foi dado aos cristãos: “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam (Naum 1,7).

Senhor, ajuda-me a alcançar-te e a tocar-te; a manter meus olhos postos em ti e não nos problemas. Eu te agradeço, Senhor, por me guiares até a saída do vale. É em nome de Jesus que suplico.

Causas: A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

Senhor que o Teu poder libertador, livre e liberte o espírito da depressão retirando todas as amarras e todas as formas de manifestação da angústia. Cure, Senhor, onde esse mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças dolorosas, os traumas, ressentimentos e as marcas negativas.

A depressão não é falta de Deus; é uma doença neuronal caracterizada pela alteração de neurotransmissores no cérebro. Pessoas religiosas e não religiosas sofrem de depressão. Não há relação de causalidade entre a doença e a debilidade espiritual.

Os erros que Elias cometeu:
“Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas. Expectativa é você ter uma idealização (…) E quando ela não se materializou, quando a realidade foi diferente, ele se frustrou e desanimou.

Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

10 Porque a tristeza segundo Deus opera aarrependimento para a bsalvação, da qual ninguém se arrepende; mas a ctristeza do mundo opera a dmorte. 11 Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós, que segundo Deus fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança!

(II Coríntios 7:10) A tristeza segundo Deus é um dom do Espírito. É o profundo reconhecimento de que nossas ações ofenderam a nosso Pai e nosso Deus.