Quem foi Maximus na vida real?

Perguntado por: lpaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Maximus e Antoninus são historicamente fictícios, Cômodo e Spartacus reais.

Nome: Maximus Decimus Meridius.

No fim da jornada épica de Gladiador, Maximus, o personagem de Russell Crowe, morre após vencer a batalha contra Commodus. O desfecho vê o ex-general ir para o além ficar com a família dele, que foi assassinada pelo imperador.

Spartacus

Spartacus morreu como viveu, um guerreiro até o fim sangrento. Mas seu nome ficou registrado na história como o mais famoso de todos os famosos gladiadores do Coliseu, milhares de anos depois.

A história contada no filme é uma ficção cuja composição concentra em poucos atores os diversos elementos e indivíduos que coexistiram na mesma época. No ciberépico, os roteiristas editam os personagens. Marco Aurélio, Cômodo e Lucila existiram de verdade; os demais personagens, inclusive Maximus, são fictícios.

No contexto do filme "Gladiador", Maximus deixa de ser um general e se torna um escravo por ser visto como uma ameaça política pelo então Imperador de Roma - Cômodo -, por ser um homem de grande influência perante os militares romanos, que eram uma ameaça ao golpe político promovido por Cômodo - que havia assassinado o ...

Júlio César

Como o general imbatível que foi, Júlio César teve vários grandes feitos. Provavelmente, o mais conhecido foram as campanhas que empreendeu nas Gálias de 58 a 52 a.C. Busto de Júlio César.

Espártaco (ou Spartacus) foi um famoso escravo que viveu entre a civilização romana e contra ela se rebelou, comandando uma revolta que agrupou cerca de 70 mil escravos. Durante três anos, entre 73 e 71 a.C., Espártaco e seus seguidores enfrentaram várias legiões do exército romano, vencendo-as em vários momentos.

Adriano

4. Massimo tem um irmão gêmeo, Adriano.

  • Máximus Décimus Meridius (Russell Crowe)
  • Proximo (Oliver Reed)
  • Lúcio (Spencer Treat Clark)
  • Cômodo (Joaquin Phoenix)
  • Tigre da Gália (Sven-Ole Thorsen)
  • Mulher do Maximus (Giannina Facio)

Enredo. Em 180 d.C., o general hispano-romano Maximus Decimus Meridius pretende voltar para casa depois de liderar o exército romano à vitória contra as tribos germânicas perto de Vindobona, Fronteira da Germânia.

O Legado de um Líder
A frase mais célebre de Gladiador, definitivamente é a sentença proferida por Maximus antes de suas principais batalhas: “O que fazemos em vida, ecoa na eternidade”. Quem já conferiu o filme, sabe que após suas sequências finais, tais palavras ganham uma importância ainda maior.

Todo gladiador era um escravo adquirido por um lanista para o propósito específico de lutar em arenas. O lanista era um empresário dono de escravos, que organizava o treinamento para transformá-los em gladiadores e alugava os serviços deles para a exibição nos jogos.

Maximus também tem o estilo de liderança diretivo que segue a missão com seu grande poder e habilidades e também dá instruções para seus seguidores de acordo com a situação, quando a situação muda ele também muda sua direção e estratégia.

O fim de Espártaco
Isto feito, lançou-se através da pressão dos romanos, procurando aproximar-se de Crasso, sem o conseguir, e matou dois centuriões romanos que o enfrentaram.

general Pompeu

Espártaco (ou Spartacus) colocou em risco a república romana ao liderar uma revolta de escravos. Enfrentou as legiões por dois anos e só foi derrotado pela intervenção das tropas experientes do general Pompeu.

Espártaco: Nome de um gladiador que chefiou uma revolta contra Roma. Indica uma pessoa sempre pronta a intervir a favor de quem sofre uma injustiça. Sua maior preocupação é preservar, a todo custo, a própria independência, pois acredita que só assim consegue o sucesso.