Quem foi Maria Mulambo das 7 Encruzilhadas?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Maria Molambo ou Mulambo, como é popularmente conhecida, nasceu numa família rica e aos 15 anos foi pedida em casamento pelo filho de um rei. O maior sonho do marido de Maria, que tinha os seus 41 anos, era ter um herdeiro. Como ela não conseguia engravidar, o seu esposo constantemente a maltratava.

Mas todos os espíritos femininos que trabalham na falange de Maria Mulambo, de uma maneira geral, são regidas pela energia de Oxum, só que elas tem uma ligação muito forte com Obaluaê também.

Maria Mulambo mostra-se sempre linda, bela, feminina, carinhosa, delicada, elegante e muito encantadora. Gosta de cigarros, cigarrilhas de ótima qualidade, bebidas suaves (vinhos doces, licores, champanhe rosé) . O brilho, o luxo, o destaque também lhes atrai muito.

De acordo com o dicionário, o vocábulo "molambo" significa: pedaço de pano velho, roto e sujo, roupa esfarrapada. Segundo a especialista Monique Cassiano, mestre em estudos da linguagem pela PUC-RIO, o termo deriva de um pensamento preconceituoso com os povos pobres e negros escravizados.

Mulambo, ou molambo, significa farrapo, e é um termo de origem angolana. Mulambo surgiu inicialmente com os escravos, na época da escravatura, e depois começou a ser usado com um sentido pejorativo, para designar uma pessoa suja, mal arrumada.

'Dona Sete' é a forma como algumas Pomba-Giras se denominam. Ela é a Rainha que domina as Encruzilhadas, as Catacumbas, as Covas, as Marés, as Almas. Dona Sete se apresenta como uma mulher de meia idade, muito reservada, educada, inteligente e culta.

Sete Encruzilhadas – Esse é um dos tipos de Pombagira mais conhecidos. Suas cores são vermelho, preto, maravilha e roxo. Tem como símbolos o punhal, o tridente com sete pontas e a navalha.

Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (A.P.S.O) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (A.P.S.O.)

Seus protegidos
Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas. A guia é finalizada por um tridente de Pomba Gira em metal cromado decorado com rosa. Especialmente idealizada para a linha de Maria Mulambo.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

Maria Molambo é uma das pombagiras mais conhecidas e queridas pelo povo de santo. Existem várias histórias sobre ela. Algumas contam que Maria era de uma família rica e fugiu de casa com um jovem pobre por quem se apaixonara. O casal foi perseguido e o rapaz foi morto.

A Pomba-Gira Rainha das 7 Encruzilhadas também é conhecida no sudeste do país como “Dona 7” se apresenta como uma mulher de meia idade, muito reservada, educada, iteligente e culta.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

Caboclo das Sete Encruzilhadas é uma entidade pertencente à linha dos Caboclos de Umbanda, que segundo a crença da religião, foi incorporada pelo médium Zélio Fernandino de Morais, e que teria orientado espiritualmente a fundação da Umbanda.